Unimed Nova Iguaçu promove palestra para seus colaboradores
Informação de qualidade é aliada da saúde na Unimed Nova Iguaçu |
A saúde integral do homem e a prevenção do câncer de próstata foram os temas apresentados pelo cooperado urologista, Sessin Akl Gajar, para colaboradores da Unimed Nova Iguaçu, na manhã do dia 06, no Espaço Cuidar Bem Centro Oncológico da cooperativa. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um em cada sete homens terá o câncer de próstata. O evento faz parte da Campanha Novembro Azul com objetivo de alertar, trazer informação relevante e incentivar o público masculino a buscar os cuidados médicos regulares.
Estimativa do Inca para o triênio 2023-25 preocupa: 71.740 novos casos a cada ano no Brasil. Dada a seriedade do tema, o instituto reforça ainda mais a necessidade de conscientizar o público masculino sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade físicas, alimentação equilibrada com pouca ou nenhuma ingestão de gorduras, além de não fumar, medidas que diminuem o risco de desenvolver a doença.
De acordo com o urologista, Sessin Akl Gajar, para o diagnóstico de câncer de próstata é necessário fazer o exame de sangue que avalia a proteína produzida pelo tecido prostático (PSA) e o exame de toque retal, que propicia descobrir a doença em fase inicial. “A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) para rastreamento de câncer de próstata é que os homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. Homens negros ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem iniciar o acompanhamento médico aos 45 anos”.
Além dos seus colaboradores, a equipe multidisciplinar da Unimed Nova Iguaçu também irá realizar uma série de palestras educativas sobre a saúde do homem nas empresas clientes ao longo do mês. “Cada vez mais a cooperativa vem incrementando as suas ações educativas junto aos seus diversos públicos, presencialmente e online, por meio de palestras e das nossas redes sociais, levando, dessa maneira, conteúdo relevante e de grande utilidade para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Esse é o nosso papel enquanto organização do setor saúde”, observa o vice-presidente, Jorge Luiz Gonçalves Andrade.