“Com a presença honrosa do Interventor Federal, Prof. Joaquim de Freitas, de chefes de divisão, de numerosos funcionários municipais e demais convidados, realizou-se à tarde de segunda-feira última, a inauguração, no anexo à Prefeitura, de sua sala especial e sede da Associação dos Despachantes da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu. (...)
Agora, somados os esforços do presidente da Associação dos Despachantes da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, Sr. Roberto Baroni Soares, e de seus auxiliares mais diretos, as reivindicações que têm sido conquistadas desde a oficialização e regulamentação da classe e o recente apoio e simpatia do Interventor Federal em Nova Iguaçu, os obreiros da Municipalidade tiveram razão e ensejo de festejar condignamente o acontecimento de segunda-feira, a primeira parte de sua maior aspiração, pois a segunda parte virá com a sede própria da Associação, que terá toda colaboração, como foi prometida, do Prof. Joaquim de Freitas.
Tendo como mestre de cerimônias o Sr. Jair Viana, como representante do ex-Prefeito João Luiz do Nascimento, falaram, saudando o Interventor, depois da palavra de agradecimento do Sr. Roberto Baroni Soares, os senhores Jorge Lopes Serrano, Russani Elias José, vereadores Valcir Almeida e Nain André, Sr. Jorge Lima e Ivair Taciano de Oliveira. (...)
Entre as pessoas já mencionadas, a reportagem do CL anotou ainda a presença dos senhores José Fróes Machado, vereador Joaquim de Oliveira, Aires Rozo, René Granado, Edésio Soares Pereira, Jaci Montes Paixão, Romualdo dos Santos Filho, Lamartine Pires de Melo, Ernani Suckow Botelho, Edmundo Baroni Soares, Ovídio dos Santos, Abias do Azevedo Marquês, Floriano da Silva, Profa. Regina Represas Viana, Sra. Lauteríngia Melo, funcionárias Lívia Cardoso Varela, Georgina e Marlise Freire Rodrigues”.
(Trechos da reportagem publicada pelo CL na edição de 6 de novembro de 1966)