O gerente Médico, Jorge Henrique Pereira, o vice-presidente, Jorge Luiz Andrade, e o auditor médico, Ernandes Barreto, apresentam trabalho em congresso |
A unidade de saúde móvel disponibiliza os seguintes serviços: aferição de sinais vitais, índice de massa corporal (IMC), teleconsultas médicas, coleta de exames laboratoriais, solicitação de exames de imagem e divulgação de programas de prevenção de doenças crônicas. Desde a sua criação, em outubro de 2022, foram atendidas oito empresas e 2.663 beneficiários. A maioria do público atendido é do sexo masculino (56%) e a faixa etária predominante é de 20-29 anos (29%). As principais comorbidades identificadas foram sobrepeso (57%), obesidade (27%) e hipertensão arterial sistêmica (16%). Além de possibilitar maior qualidade de vida e bem-estar aos funcionários, observou-se uma redução média de 15,89% no absenteísmo nas organizações atendidas.
Maurício Alves, diretor da Agena, exalta serviço oferecido pela Unimed Nova Iguaçu |
MAIS SAÚDE NAS EMPRESAS CLIENTES
Empresas como Embelleze, Agena, Chatuba, Atlas, Uniabeu Centro Universitário, Líder, dentre outras, já receberam a visita da cabine de saúde móvel da Unimed Nova Iguaçu. O diretor da Agena, Maurício Alves, falou sobre a iniciativa na ocasião da visita. “Em minha opinião o essencial é prevenir a doença antes que ela aconteça. Isso significa melhora da saúde futura dos nossos funcionários, que passam a trabalhar mais e melhor, faltam menos, ficam mais satisfeitos. É uma excelente iniciativa que traz benefícios para todos. Ficamos gratos com a presença da Unimed, uma parceira antiga que mantemos uma relação de confiança, o que é essencial quando falamos de saúde”.
A visita às empresas é agendada pelo setor de Recursos Humanos, com aviso prévio aos colaboradores. O atendimento é feito por ordem de chegada ou agendamento online. Realiza-se uma pesquisa de satisfação anonimizada após o atendimento. Posteriormente, a equipe de RH monitora a taxa de absenteísmo nos meses seguintes e o controle evolutivo dos custos assistenciais (sinistralidade) dos funcionários atendidos.
Embora o impacto na sinistralidade ainda não seja significativo, os resultados indicam que a estratégia está alcançando seu objetivo ao promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, especialmente no controle de comorbidades como sobrepeso, obesidade e hipertensão. O sucesso da cabine de teleatendimento destaca a importância de soluções de saúde adaptadas às necessidades específicas de cada organização e sugere que sua continuidade e expansão podem trazer benefícios adicionais para colaboradores e empresas.