Durante muitos anos, a Caixa Escolar Estadual, especialmente nas décadas de 50 e 60, prestou enormes serviços aos corpos discente e docente de Nova Iguaçu, tendo como ponto de partida, na sua composição administrativa, o magistério primário que tinha como matriz o Grupo Escolar Rangel Pestana, a mais importante instituição de ensino público de Nova Iguaçu pertencente à rede do antigo Estado do Rio de Janeiro.
Através de eventos sócio-culturais, basicamente, com a promoção de shows e encontros de lazer (horas de arte), geralmente realizados no próprio ginásio do GERP, a Caixa Escolar Estadual arrecadava recursos que eram destinados ao atendimento das necessidades dos alunos da rede estadual, principalmente dos mais carentes.
Citando um dentre vários exemplos possÃveis, assim foi feito em 1964, quando no mês de agosto foram distribuÃdos uniformes aos alunos das escolas públicas desprovidas de recursos. Na foto, aparecem os diretores da Caixa, Sr. Nicanor Gonçalves Pereira e professoras Neuza Coelho Braga e Maria Luzia dos Santos, respectivamente, presidente, tesoureira e ex-tesoureira, quando separavam as fazendas para a confecção dos uniformes colegiais.