Por Almeida dos Santos
Dr. Gilson Sant´Ana, tabelião do 2º Ofício de Nova Iguaçu, cartório que foi fundado em 15 de janeiro de 1833 – mesmo dia e ano em que “Iguassú” (Nova Iguaçu) foi elevada à categoria de “Villa” –, vem fazendo um trabalho que no futuro vai se tornar uma grandiosíssima fonte de pesquisas. Uma espécie de “minimuseu” localizado no centro de Nova Iguaçu, contando com mais de 300 livros de registros escritos a bico de pena. Mas não são apenas os livros que estão passando por restauros. As próprias dependências do cartório vêm sendo modernizadas. Acrescenta-se à novidade do “minimuseu” a realização de um documentário que está sendo preparado. Sem dúvidas, essa iniciativa do Dr. Gilson oferecerá para Nova Iguaçu e para a Baixada Fluminense uma rica fonte de consulta que deverá virar um dos pontos mais visitados por pesquisadores e estudantes.
Dois séculos em restauro II
Entre o material que está passando por restauros, documentos originais referentes à Fazenda São Bernardino e que informa o que existia de mobília e utensílios, documentos que, com certeza, despertarão a atenção dos pesquisadores.
Fazendo justiça
O vereador Dr. Robertinho (PDT), membro da Comissão de Cultura, entregará na noite da próxima terça-feira, dia 6, o título de cidadania iguaçuana ofertado ao Dr. Zanon Rozzanti de Paula Barros, presidente de honra do Instituto Histórico de Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI) e único fundador vivo da instituição. Só para se ter uma ideia, o IHGNI vai completar 62 anos. Dr. Zanon, por sua contribuição ao Município, merece todas as homenagens e honrarias.
Oficializado
Dudu Reina (PP) foi oficializado como o nome que disputará as eleições em Nova Iguaçu com o apoio do prefeito Rogerio Lisboa e do deputado federal Dr. Luizinho (PP). O presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu está no seu primeiro mandato, mas já se coloca entre os grandes nomes da cidade. Quem caminhará ao lado dele compondo como vice é a Dr. Roberta (PL), irmã do Dr. Luizinho. A convenção é um dos requisitos para a homologação da candidatura.
Por falar em pré-candidatos...
Tuninho da Padaria, pré-candidato do PT à Prefeitura de Nova Iguaçu com o apoio de Lindbergh Farias (PT), quando seu nome aparece nos veículos de comunicação, quase sempre há erros na grafia. Escrevem com “o” e não com o “u” como deveria ser. Quando ganhar mais popularidade, talvez acertem o nome do rapaz. O mesmo caso, às vezes, ocorre com o pré-candidato Aluísio Gama (PSB), quando muita gente troca o “u” e coloca o “o”, chamando-o de “Aloísio”. Só falta chamarem o pré-candidato do União Brasil, Clébio Jacaré, de outro réptil. Dudu, neste caso, dá sorte porque é difícil confundir.
Repito
A Av. Nilo Peçanha, a Gov. Roberto Silveira, a Rua Cel. Francisco Soares são entradas para a cidade que à Prefeitura deveria ter mais cuidado com o estacionamento desordenado. Mas a Nilo Peçanha de tão desordenada com a ocupação, pessoas idosas evitam passar por lá.