A Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, a Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), o Ministério da Cultura e o Governo Federal patrocinam o XXI Festival EncontrArte Teatro que chega a 2024 com toda a criatividade e paixão desde seu nascimento há 22 anos. Em 2002, a primeira edição contou com 11 espetáculos, sendo 10 da Baixada e 1 do Rio de Janeiro. Em sua 21ª edição, de 4 a 11 de agosto, preencherá de arte e emoção os palcos iguaçuanos. No Teatro Sylvio Monteiro, Teatro Sesc Nova Iguaçu e no CÉU Jardim Paraíso, todos em Nova Iguaçu.
É muito expressiva a grandiosidade e a representatividade do EncontrArte para a região. Foram cerca de 300 espetáculos, 36 oficinas de qualificação, 13 seminários, 85 coletivos artísticos e 54 honrarias a artistas e técnicos. Além disso, todas as ações foram oferecidas de forma gratuita para a população. Em 24 anos o Festival contou com mais de 320 mil espectadores. Sem mensurar o impacto econômico no comércio, especialmente nos serviços e na gastronomia. Tudo isso fruto de muito trabalho e muito amor ao teatro.
Sob a batuta de Claudina Olivêira e Tiago Costa, o Festival chega ao 24º ano com muita energia e reinvenção. Desde espaços simples, passando por praças públicas sem estrutura adequada até os grandes palcos da Baixada Fluminense, o Festival contou com artistas incríveis para engrandecer o amor ao teatro. Elke Maravilha, Marieta Severo, Andréa Beltrão, Marco Nanini, Miguel Falabella, Letícia Sabatella, entre outros, foram alguns dos nomes que emprestaram talento e prestígio ao festival e ao público da Baixada. O maior encontro das artes cênicas da Baixada Fluminense vem de registros históricos de apresentações e público mobilizados pela arte.
“A palavra EncontrArte, quando idealizada, foi repetida inúmeras vezes como um mantra de afirmação do que queríamos para a nossa região. EncontrArte é um sonho coletivo que foi e está sendo bem realizado”, conta Claudina Olivêira, à frente da EncontrArte desde sua idealização.
“Significa a possibilidade de dar oportunidade tanto aos artistas quanto às pessoas que querem fazer e viver da arte”, reflete Tiago Costa, à frente da EncontrArte também desde a idealização.
Seguindo a tradição de homenagens a cada edição, em 2024 os celebrados serão o ator e produtor Felipe Villela, criador da produtora Villelarte; e o ator, produtor e palhaço Fabio Mateus (in memoriam), visionários fundadores e realizadores do EncontrArte, falecido em 2023.
O EncontrArte celebrará a todos que acreditaram e participaram da trajetória, principalmente o público. Com longeva parceria do Sesc e da Prefeitura de Nova Iguaçu, o Festival EncontrArte Teatro apresenta a programação da 21ª edição.
Mais detalhes e informações estão disponíveis através do endereço www.encontrarte.com.br.
SERVIÇO
Festival EncontrArte Teatro. De 4 a 11 de agosto de 2024. Locais de apresentação: Teatro Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro – Nova Iguaçu); Sesc Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá – Nova Iguaçu); e CÉU Jardim Paraíso (Rua Arco Íris, 271 – Jardim Paraíso – Nova Iguaçu). Entrada gratuita.