CARDIOLOGISTA DA UNIMED NOVA IGUAÇU FALA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

4 de jun. de 2024

CARDIOLOGISTA DA UNIMED NOVA IGUAÇU FALA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL


No dia 17 de maio comemora-se o Dia Mundial da Hipertensão Arterial (HAS), uma doença que afeta mais de 30% da população adulta em todo o mundo. A data existe para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento, tendo em vista que a HAS é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. Para melhor orientar os beneficiários e a população de maneira geral, a Unimed Nova Iguaçu entrevistou a cooperada cardiologista, Dra. Tammires Micho.

UNIMED – Por que é tão importante falar sobre a Hipertensão Arterial e como a doença pode surgir?

Dra. Tammires Micho - É sempre importante falarmos da Hipertensão Arterial que é uma doença perigosa e silenciosa, e essa data tem o intuito de alertar a população sobre os riscos que ela oferece para a saúde. Na maior parte dos casos, o surgimento da doença está relacionado aos fatores familiares, ou seja, se você tem pais hipertensos, tem mais chance de desenvolver hipertensão ao longo dos anos.

UNIMED – Que outros fatores também podem causar a doença?

Dra. Tammires Micho – Outros fatores que também influenciam estão relacionados ao estilo de vida: alimentação desiquilibrada, ingestão de bebida alcoólica, sedentarismo e obesidade, por exemplo. Todos esses fatores contribuem para o aparecimento da doença. Daí ser tão relevante cuidar da saúde e adotar o quanto antes hábitos de vida mais saudáveis, além de fazer periodicamente uma visita ao médico especialista.

UNIMED – Se não tratada, que complicações a Hipertensão Arterial pode trazer?

Dra. Tammires Micho – O diagnóstico e o tratamento precoce da doença evitam complicação futuras. A pressão arterial é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais. Ela também é frequentemente associada a outras doenças crônicas e a eventos graves, como morte súbita, acidente vascular encefálico, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica, doenças oftalmológicas. Então, a mudança no estilo de vida associada ao tratamento medicamentoso orientado pelo médico especialista, é possível controlar a Hipertensão Arterial e ainda evitar o seu agravamento no futuro.