José Fonseca nasceu em São João Del Rei (MG), em 15 de maio de 1924. Descendente de uma família muito simples, o empresário não teve formação acadêmica, mas a vida senhora do destino foi sua maior professora. Por falta de oportunidade, nos anos 1930 chegou ainda muito jovem com os pais, Sr. Luiz e D. Maria, e seus irmãos Ivan, Antônio, Orlando, Maria e Creusa, para tentar a vida em Nova Iguaçu.
No século XX, a principal atividade no município passa a ser o plantio de laranjas. Os pomares de Nova Iguaçu se estendiam por toda a Estrada de Madureira, Cabuçu e Marapicu. Na época, Nova Iguaçu ficou conhecida como “Cidade Perfume” por causa do cheiro das frutas. E foi assim que os mineiros se apaixonaram pela cidade e fixaram residência na “Terra dos Laranjais”.
Sr. Luiz, um homem de trabalho, ensinou aos filhos logo cedo que ninguém seria forte sozinho. Sendo assim, juntou os filhos e abriu um restaurante. Com a morte de Sr. Luiz, José Fonseca se torna arrimo de família e começa a escrever a história que o destino lhe reservava: cuidar de todos ao seu redor.
Conheceu a jovem Antonieta de Carvalho e juntos construíram uma bela família. Tiveram três filhos, José, Maria Helena e Rosania. Pai sempre presente e amoroso ensinou aos filhos a força do trabalho. Teve uma barbearia, aprendeu o ofício de alfaiate e abriu uma mercearia. Foi no comércio que se encontrou e entendeu que poderia fazer a diferença na vida das pessoas. Em 1971 abriu sua Funerária, mas sempre sendo um homem visionário e entendendo que ninguém seria forte sozinho, fundou em 10 de abril de 1975, a Concessionária São Salvador, reunindo todas as funerárias de Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Japeri.
Assim começou sua história de sucesso, sempre visando um atendimento de qualidade, mas era a compaixão sua marca registrada. Para esse homem não existia o impossível, sua meta de vida era proporcionar conforto e dignidade para à população iguaçuana.
Como o reflexo de seu trabalho, foi homenageado diversas vezes:
*DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO – PODER JUDICIÁRIO – TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO (pelos relevantes serviços prestados a esta zona eleitoral – 1998); e
*MEDALHA DE MÉRITO COMENDADOR SOARES (pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da cidade de Nova Iguaçu em 6 de dezembro de 2001).
Seu envelhecer foi sereno e digno, em meio às fontes de águas naturais de São Lourenço (MG). Faleceu em 9 de novembro de 2012, com a certeza do dever mais que cumprido. Deixou seu nome marcado na cidade de Nova Iguaçu e no coração de todos que tiveram o privilégio de desfrutar de sua amizade.
******
Nós, da São Salvador, queremos externar todo o nosso respeito, carinho e gratidão ao Sr. José Fonseca, por todo o seu empreendedorismo e retidão de caráter.
Que nesse lugar de luz e paz em que se encontra, possa se orgulhar do legado deixado.