DR. ROBERTINHO TEM LEI SANCIONADA PELO EXECUTIVO MUNICIPAL APROVANDO A CRIAÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL IGUAÇUANO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

20 de mai. de 2024

DR. ROBERTINHO TEM LEI SANCIONADA PELO EXECUTIVO MUNICIPAL APROVANDO A CRIAÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL IGUAÇUANO


Nos últimos anos, com a reinauguração do Hospital de Iguassú (1935), o processo de restauração da Fazenda São Bernardino, o Parque Histórico de Iguaçu Velho, o vereador Dr. Robertinho acabou de ter sancionada pelo prefeito Rogerio Lisboa, no último dia 16, a Lei Municipal 5185/24, que autoriza a Prefeitura a criar o Museu Municipal de Nova Iguaçu. Pois hoje, com estudos arqueológicos no entorno do Parque Histórico de Iguaçu Velho, onde fragmentos anteriores ao século XVIII já foram encontrados, remontando usos e costumes da época, com esse equipamento público, poderemos expor e guardar o acervo-memorial do Município.

A meta é reviver a história de nossa região, suas criações científicas, artísticas e outros que precisam estar arquivados para estudos e pesquisas, como prevê o Plano Municipal de Cultura (Lei 4704/18).


Na foto, da esquerda para a direita, vemos o Dr. José Luiz Teixeira (presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu-IHGNI), o vereador Dr. Robertinho (autor da Lei que cria o Museu Municipal de Nova Iguaçu), Diogo Borges (arqueólogo da Prefeitura) e João Batista de Almeida (empresário da Ortobom). Todos no local, onde em 1833 funcionava a sede da Câmara Municipal de Vila Iguassú, nome a época do município, depois Maxambomba e, mais tarde, Nova Iguaçu.