EXPOSIÇÃO INTERATIVA É INAUGURADA EM NOVA IGUAÇU, COM MAPA GEOGRÁFICO DA CIDADE, BELEZAS E RIQUEZAS HISTÓRICAS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

29 de abr. de 2024

EXPOSIÇÃO INTERATIVA É INAUGURADA EM NOVA IGUAÇU, COM MAPA GEOGRÁFICO DA CIDADE, BELEZAS E RIQUEZAS HISTÓRICAS

Evento marca o início das comemorações pelo Dia da Baixada, celebrado em 30 de abril

Vicente Loureiro em seu discurso de abertura da exposição “Nova Iguaçu na palma da mão”, a 
gerente de marketing do Shopping Nova Iguaçu Luciane Treigher, o deputado federal Juninho do Pneu 
e o Dr. Paulo Arruda (membro da Arcádia Iguaçuana dos Amigos das Artes e da Cultura)

Que tal passear pelo Calçadão de Nova Iguaçu, entrar na estação de tratamento de água do Guandu - a maior do mundo -, ou conhecer de perto a histórica e secular Fazenda São Bernardino? E tudo isso na palma da sua mão.

É a exposição “Nova Iguaçu na palma da mão”, uma iniciativa da Associação Arcádia Iguaçuana dos Amigos das Artes e do Patronato (Centro Social São Vicente), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), que pode ser visitada gratuitamente no 2º piso do Shopping Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O evento faz parte das comemorações pelo Dia da Baixada, celebrado em 30 de abril.

“O objetivo é permitir aos visitantes conhecer de perto a cidade e conhecer suas características mais marcantes, presentes ou marcadas em seu território. Também é uma contribuição para que as pessoas elevem sua autoestima em relação ao lugar que nasceram ou escolheram para viver”, explica o arquiteto e urbanista Vicente Loureiro, integrante da Arcádia Iguaçuana.

Vicente Loureiro (arquiteto e urbanista) (Fotos - Thiago Loureiro)

Para participar da experiência é fácil. Basta entrar no mapa e direcionar a câmera do seu celular para o QR Code instalado em cada um dos 12 ícones, que mostram a história, a geografia e a cultura da cidade. O visitante poderá “passear” sobre o extenso mapa, que mede 120 metros quadrados de superfície.

A exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 19 de maio, às sextas, sábados e domingos, das 14 às 20h. Através de vídeos gravados em locais selecionados, o visitante pode assistir a depoimentos de especialistas e personalidades notáveis de Nova Iguaçu. Além disso, pode percorrer outros pontos da cidade com os quais se identifica.

O território, que já foi conhecido como “Cidade Perfume” devido à grande produção de laranja, hoje conta mais de 800 mil habitantes, 191 anos de fundação, mas ainda tem muita história para contar.

Na inauguração, realizada no dia 25 de abril, estiveram presentes diversas personalidades, como o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, Dudu Reina, o deputado federal Juninho do Pneu, o secretário de Cultura, Marcus Monteiro, o subsecretário de Cultura, Augusto Vargas, a bailarina Tereza Petsold, o artista plástico Raimundo Rodrigues, entre outros.