TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

18 de mar. de 2024

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Parabéns!


No próximo dia 22, o valente Correio da Lavoura chega à marca dos 107 anos de circulação ininterrupta. Por quase duas décadas e meia tenho a honra de fazer parte do quadro de colaboradores, sendo entre eles, um dos que chegaram há mais tempo e ainda em atividade no jornal. Lembro-me, como se fosse hoje, quando ainda jovem, chegava para fazer parte do time do Correio da Lavoura pelas mãos do professor e compositor Sergio Fonseca, sendo recebido por aquele que considero um mestre que tanto ensinou-me: o saudoso editor-chefe, Robinson Belém de Azeredo. Um salve ao Correio da Lavoura!

Construção de uma trajetória


Após as eleições de 2020, ao ver Dudu Reina ser eleito, não titubeei em escrever que ele seria o “pule de dez” para assumir a presidência da Câmara. Escrevi embasado na relação dele com o prefeito Rogerio Lisboa. Uma relação de confiança e respeito que, apesar da autonomia dos poderes, o grau dessa confiança faria com que o prefeito manifestasse seu interesse em ver Dudu Reina na cadeira da presidência. Aconteceu. E referente à sucessão, não é diferente.

Construção de uma trajetória 2
A forma com que Dudu Reina vem administrando a presidência da Câmara está confirmando algo que também já escrevi aqui. Pela ótima relação mantida com o prefeito, Dudu Reina ganhou mais corpo e passou a ser visto como o sucessor natural de Lisboa, considerando essa proximidade que o fez ser o escolhido como pré-candidato ao Executivo. Mas não é só isso…

Construção de uma trajetória 3
Por qual motivo digo que Dudu Reina se fortaleceu no processo para suceder o atual prefeito? Dessa aliança com o Rogerio Lisboa, caso Dudu concorra, dará ao prefeito uma tranquilidade maior de deixar o cargo conseguindo eleger o seu sucessor. Lisboa ainda entraria para história como o prefeito que se elegeu duas vezes, fez o presidente da Câmara e o transformou em seu sucessor. Um feito que não me lembro de ter acontecido na história recente da política iguaçuana.

Lindbergh em Nova Iguaçu


Não é segredo que a escolha do nome de Tuninho da Padaria para ser o candidato do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Nova Iguaçu é uma iniciativa que conta com o corpo e a alma do ex-prefeito Lindbergh Farias (PT). Às urnas, talvez, poderão aferir como está eleitoralmente Lindbergh na cidade. Se for bem sucedido com o seu candidato, ainda que não seja eleito, pavimenta a sua volta futura e fortalece o seu protagonismo. Mas se não for bem sucedido, o custo da empreitada será grande.

Muita bagunça
Se por um lado o pessoal da Postura iguaçuana conseguiu melhorar um pouco o tumulto que era o centro de Nova Iguaçu, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana deveria aprender a lição e passar pela Av. Nilo Peçanha para ver que ali há uma bagunça de carros não deixando passagem para pessoas que só querem o simples direito de usar às calçadas.

Perto da marca
Se o vereador Maurício Morais conseguir a reeleição, irá para o sétimo mandato. Hoje, ele é entre seus pares, o de mais mandatos conquistados no Poder Legislativo. E mais uma vitória poderá entrar para história como entrou Mario Marques, que conseguiu sete mandatos.