Por Almeida dos Santos
O prazo para que os secretários municipais, presidentes de fundações e autarquias municipais se desincompatibilizem dos cargos para concorrem nas próximas eleições é de seis meses antes do primeiro turno. Com isso, algumas mudanças devem ser feitas na administração iguaçuana, considerando que há presidente de fundação e secretário dispostos a concorrer a uma vaga de vereador. Sendo assim, até o próximo dia 6 de abril haverá mudanças no governo.
A política não perdoa
Comerciante e ex-vereador de Nova Iguaçu, Tuninho da Padaria aceitou entrar no jogo eleitoral e disputar a Prefeitura incentivado por Lindbergh Farias, este que é uma espécie de patrono da candidatura de Tuninho. A escolha do candidato petista aconteceu no último domingo, dia 3, e animou os adversários. Andam dizendo que ele será visto como uma espécie de Padre Kelmon da vez.
Para quem não lembra
Nas eleições para presidente, em 2022, surgiu a figura do candidato Padre Kelmon, pelo PTB, legenda ligada ao ex-deputado Roberto Jefferson. Chamavam Kelmon de Padre “Fake” e sua candidatura virou meme cujo Partido dos Trabalhadores (PT) tirou muito proveito das chacotas feitas nas redes. A vida é um dia seguido do outro...
Há quem resista
A escolha de Tuninho da Padaria para representar o Partido dos Trabalhadores na disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu gerou polêmica e tem movimento contrário. A Secretaria de Combate ao Racismo da legenda questiona por qual motivo Adriana Martins não teve a pré-candidatura aceita. Adriana é ativista e coordenadora do Movimento Negro Unificado e formada nas bases do Partido dos Trabalhadores.
Aliança
Na eleição passada o PDT caminhou no sentido oposto ao do PP em Nova Iguaçu. Max Lemos foi o candidato do PDT, mas Rogerio Lisboa venceu no primeiro turno pelo PP. Hoje há possibilidade do PP e o PDT caminharem juntos. Max, que deve ser candidato em Queimados pelo PDT, sabe que Nova Iguaçu é um importante reduto e que precisa crescer na cidade para os seus planos futuros.
O sucessor
Parece que está garantido mesmo o nome de Dudu Reina (PDT) como o escolhido pelo prefeito Rogerio Lisboa (PP) na disputa eleitoral. Mas não é de hoje que escrevo isto: Dudu é o nome de confiança do prefeito e, na Câmara Municipal, ecos da sua pré-candidatura começa a reverberar.
Por falar em sucessor
Quem acompanha a política municipal com os olhos voltados para a Câmara, percebe que Dudu Reina vem recebendo dos seus pares, os vereadores, um tratamento de quem é mesmo o escolhido. E o que isso representa? Muitos vereadores vão querer agenda com Dudu, como já estão querendo.
Arregaçou às mangas
Andrezinho Ceciliano (PT), pré-candidato do PT à Prefeitura de Paracambi, é um rapaz que se adapta aos mais variados estilos. Seja de terno, representando o povo na Alerj, ou mesmo de calça jeans e galocha no meio das ruas, o jovem dá prova que tanto no gabinete quanto no plenário, ou até na caçamba do caminhão recolhendo entulhos da chuva, seu humor não muda quando está empenhado em ajudar o povo paracambiense.