Os amantes de pets tiveram uma nova oportunidade de adotar um animal de estimação na já tradicional Feira de Adoção de Cães e Gatos promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu. A oitava edição do ano aconteceu na última terça-feira (5), no TopShopping, e marcou as celebrações pelo "Dezembro Verde", campanha de conscientização que visa o combate ao abandono e maus-tratos contra animais.
Para esta edição, a Assessoria Especial de Proteção Animal colocou 39 pets, sendo 17 cães e 22 gatos. Para adotar um animal, o interessado deverá preencher um termo de adoção responsável no qual o tutor se compromete a oferecer os cuidados necessários ao pet. Eles são entregues já castrados e vermifugados, com exceção dos filhotes ainda com pouca idade para passar pelo procedimento. Estes são inseridos no serviço de castração gratuita da prefeitura, no ato da adoção, e castrados na idade apropriada. Uma equipe da subsecretaria de Vigilância em Saúde também estará na ação, ofertando a vacinação antirrábica para os animais.
Para que as feiras sejam realizadas, a Prefeitura conta com protetores parceiros, que resgatam e cuidam dos animais até que eles estejam prontos para serem adotados. Em sete edições realizadas até o momento, 62 cães e gatos ganharam novos lares. Assessora especial de Proteção Animal de Nova Iguaçu, Naira Pereira explica que o trabalho da prefeitura não se encerra quando um cão ou gato é adotado nas feiras. No ato da adoção, os novos tutores são cadastrados e monitorados nos meses seguintes. O objetivo é se certificar que o animal está sendo bem cuidado e levando uma vida saudável.
“Nosso papel é a busca pela adoção responsável. A gente acompanha, telefona, pede fotos, interage de todas as formas para ter a certeza de que o animal está em boas mãos”, disse Naira.