BAIRRO DE AUSTIN GANHA FEIRA DE ARTESANATO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de nov. de 2023

BAIRRO DE AUSTIN GANHA FEIRA DE ARTESANATO


“Essa feira é um reconhecimento ao nosso trabalho. O artesanato merece ser valorizado. Trabalhamos com as mãos para criar peças diferenciadas que levam beleza e utilidade para o consumidor. Estamos felizes em iniciar essa feira em Austin e levar para o bairro uma atividade tão especial”, disse Claudete de Almeida, de 65 anos, uma das coordenadoras da Feira de Artesanato que começa a funcionar neste sábado (4), a partir das 8 da manhã, na Praça de Austin, perto da Rua Coronel Monteiro de Barros. A ação faz parte do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).

Artesã há mais de 20 anos, Claudete trabalhou como costureira por um tempo até conhecer a arte em biscuit e MDF. Ela se especializou na criação de caixinhas e baleiros decorados para cozinha e banheiro. Moradora de Austin, ela coordena a feira com Ana Cristina Barrosa. São 10 mulheres, mas o plano é crescer já que a ideia é tornar a feira uma referência. Elas estarão em Austin sempre no primeiro sábado de cada mês das 8 às 17h.


O Programa Municipal de Artesanato entrou em ação em 2017 com uma série de ações da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu para fomentar e qualificar os profissionais desse ramo da economia criativa e do empreendedorismo. “Criamos espaços para venda, cursos, visitas-guiadas e oficinas gratuitas de capacitação para que esses profissionais possam aprimorar e ampliar os seus negócios, numa atividade que gera trabalho e renda para às famílias”, destaca Miguel Ribeiro (presidente da Fenig).

Desde o início, o Programa Municipal já cadastrou quase 3.000 artesãos, residentes na cidade. A carteirinha da Fenig é um certificado profissional para os artesãos. Com ela, o trabalhador do artesanato obtém benefícios como descontos em lojas parceiras. 

FEIRAS DA FENIG NOVA IGUAÇU 

Praça Rui Barbosa (Centro), das 8 às 17h (quartas, sextas-feiras e segundo sábado do mês); Praça Antônia Flores (Centro), das 8 às 17h (terças e quintas-feiras); Praça de Austin (Rua Cel. Monteiro de Barros), das 8 às 17h (primeiro sábado do mês); Praça Jardim Tropical, das 14 às 22h (terceiro sábado do mês); Km32, das 8 às 17h (sábados quinzenalmente); Posse (Rua João Venâncio de Figueiredo, em frente ao número 26), das 8 às 17h (sábados agenda móvel); Miguel Couto (Praça Lindbergh), das 8 às 17h, (sábados quinzenalmente); Praça da Liberdade (Av. Mal. Floriano Peixoto – Centro), das 8 às 17h (quintas-feiras); Praça de Morro Agudo (Rua Thomaz Fonseca), das 8 às 17h (sábados); Kiosque das Artes (Praça de Morro Agudo), das 8 às 17h (de segunda a sábado); Feira Multicultural Tinguá na Praça (Praça de Tinguá), das 10 às 17h (segundo domingo do mês); Feira no TopShopping (primeiro piso – corredor da Magazine Luiza), das 10 às 22h (quinzenalmente às sextas, sábados e domingos); e Loja Fenig Mais Top (TopShopping – segundo piso, ao lado da Ri Happy), das 10 às 22h (todos os dias).