TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

24 de out. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Apagamentos históricos
Uma curiosidade marca a memória das grandes personalidades da história iguaçuana e mostra o quanto o apagamento deixou de dar visibilidade a nomes de muitas mulheres que estiveram à frente, ou ladeadas, de personalidades e/ou acontecimentos importantes na cidade. Por anos o nome de Carmelita Brasil, primeira vereadora da cidade e do Estado, só era conhecido por causa do retrato na galeria de mulheres na Câmara Municipal de Nova Iguaçu. São raras essas figuras que são reverenciadas na memória iguaçuana por atuarem na política, não necessariamente eleitoral, ou ajudando nos negócios da região, seja na linha de frente com suas ações, ou mesmo acompanhando e auxiliando seus maridos em suas trajetórias. Um exemplo disso é, por exemplo, a ausência do nome de Carlota Joaquina Soares, esposa do Comendador Soares, nas principais biografias do restaurador de Iguassú, inclusive na biografia encontrada no site da Prefeitura.

Apagamentos históricos II
Carlota Joaquina Soares é só uma entre tantas mulheres que não ganharam tanta visibilidade na história iguaçuana dentro de uma sociedade cuja visão sempre foi voltada com um olhar patriarcal. Vejamos um caso como o da própria filha do Comenador Soares, a Cipriana Maria Soares de Mello, casada com o Comendador Bernardino de Mello, que foi dono da Fazenda São Bernardino e importante figura em sua época. Resgatar os nomes dessas mulheres e um pouco das suas histórias seria um movimento contrário ao que ao longo de décadas se vê.

Premiação
Nesta manhã de sábado, às 10h, na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, a Arcádia Iguaçuana dos Amigos das Artes e da Cultura, junto com a Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, fará a entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Literário para estudantes do ensino médio da cidade. Os três primeiros colocados, nas duas categorias Prosa e Conto, ganharão kindles, laptops e computadores. As escolas vencedoras, uma coleção de livros doados pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil.

Marcas do tempo
As efemérides são excelentes oportunidades de relembrar pessoas e acontecimentos históricos. Uma dessas efemérides importantíssimas para a cidade, são os 225 anos do nascimento do Comendador Francisco José Soares e os 150 anos da sua morte. Figura de destaque por seu empenho para “recategorizar” a então Iguassú ao status de Vila, Comendador Soares é muito mais que um nome de bairro. É, sobretudo, o nome que se funde à existência do município iguaçuano na sua autonomia administrativa.

De dentro pra fora
As alianças são naturais. O jogo eleitoral é um jogo que se movimenta até mesmo na véspera da votação. No entanto o que se vê são grupos que estão na base do governo agirem como se o governo estivesse no fim da gestão do prefeito Rogerio Lisboa. Ao passo que o processo eleitoral vai ganhando rumos, não fica difícil de ver que há gente de dentro que parece estar fora do governo.