POESIA E ARTE VISUAL EM DESTAQUE NA SALA DE LEITURA FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

25 de out. de 2023

POESIA E ARTE VISUAL EM DESTAQUE NA SALA DE LEITURA FENIG


“Meu primeiro livro, intitulado 'Poesias de aprendiz', foi lançado há quatro anos e consistia em uma compilação de poesias escritas durante minha adolescência e juventude. Por outro lado, 'Traçados poéticos' é uma coletânea de poesias que criei nos últimos três anos. Portanto, esse novo trabalho traz um frescor para minha carreira literária, permitindo aos leitores experimentar meu momento criativo atual”, destaca Edilson Barros que assina "Traçados Poéticos”, nesta sexta-feira (27), na Tarde de Autógrafos, da Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu, a partir das 16h. A ação do projeto municipal Livros para Voar, de incentivo à leitura e à escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu é realizada através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.


“Enquanto no livro anterior tomei coragem e incluí alguns rabiscos que se tornaram ilustrações para a obra, em 'Traçados poéticos' desafiei-me a criar uma ilustração única para cada poesia, de modo que as imagens dialogassem com o texto. À medida que me envolvia nesse processo, o casamento entre texto e ilustração resultou em um trabalho do qual me orgulho muito. Cada detalhe foi cuidadosamente considerado, desde a capa com uma auto-ilustração até a playlist que os leitores podem acessar no Spotify por meio do QR code que acompanha o livro”, disse o autor.


O carioca Edilson Barros é formado em Engenharia Mecânica e atualmente cursa doutorado em Engenharia de Produção, na UFRJ. A atuação profissional intensa na gestão de projetos de grandes empresas e como professor universitário, ainda permite espaço para a dedicação literária com a publicação de textos em diversas coletâneas, além dos livros "Poesias de aprendiz", "Dê-me apenas ouvidos" e agora “Traçados poéticos".


“Ilustrações acompanham cada poema, todas cuidadosamente criadas para dialogar com os textos que vão da poesia livre passando por sonetos, canções, poesia social, romântica, homenagens a grandes artistas, reflexões e histórias pessoais até questões ambientais. Além da diversidade temática, esses poemas refletem a criatividade e a inspiração que desenvolvi ao longo dos últimos três anos”, afirmou Edilson Barros. 

Admirador das obras de Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana e dos autores do movimento Modernista. “Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira foram fundamentais para a renovação da literatura no Brasil. Eles experimentaram novas formas de expressão e quebraram tradições literárias. O modernismo pode inspirar escritores a explorar a inovação e a liberdade criativa em sua escrita”, lembra Edilson, que destaca também a literatura regionalista de João Guimarães Rosa, com sua obra-prima "Grande Sertão: Veredas" e a poesia de cordel.

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura Fenig (TopShopping), Prefeitura de Nova Iguaçu, Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, CEFET (NI), Loja Caçula Nova Iguaçu e no CRAS Terras de Marambaia.