O ARAUTO DA VIDA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de ago. de 2023

O ARAUTO DA VIDA

JUÍZO FINAL: DUAS SENTENÇAS

*Alessandro Machado


Mateus 25.31-46 – “E quando o Filho do homem vier em sua glória...”.

Jesus já estava perto de encerrar seu ciclo terreno, já apresentara o Reino de Deus, já efetuara diversos milagres, já escolhera aqueles que iriam continuar a sua obra após a sua morte e ressurreição e agora proclamava a sua última mensagem, o que chamamos de Sermão Profético, uma espécie de pequeno apocalipse onde ele profetizou sobre o fim de todas as coisas de forma a exortar a todos.

Este seu último sermão foi pregado no Monte das Oliveiras conforme descrito em Mateus capítulo 24. Ali Jesus profetizou o fim de tudo em 5 discursos: 1º discurso – Princípio das Dores (Mt 24.4-14); 2º discurso – A Grande Tribulação (Mt 24.15-28); 3º discurso – A Vinda do Filho do Homem (24.29-31); 4º discurso – As Parábolas (Mt 24.32-25.30) e 5º discurso – O Grande Julgamento (Mt 25.31-46).

Jesus será o Juiz do grande tribunal, o que nasceu numa manjedoura, tomou sobre si a forma de servo, foi desprezado e rejeitado pelos homens, o que muitas vezes não tinha onde reclinar a cabeça, o que foi condenado, esmurrado, açoitado e pregado numa cruz e feito maldito por nós. A Ele o Pai concedeu todo poder e autoridade para julgar vivos e mortos.

No julgamento ninguém será considerado segundo a sua posição, todos estarão na mesma condição, Jesus não olhará para honrarias, diplomas ou posição social. Serão dois tipos de sentença que já estão preparadas e formuladas com seus relatórios: uma para os que “herdam o reino” e outra para os que serão lançados no “fogo eterno”.

Alegria para uns e desespero para outros. Os alegres em Cristo serão propriedades eternas do Messias, já os rejeitados descobrirão que passaram toda vida semeando para a carne e agora estarão ceifando para a perdição eterna.

A autenticidade da nossa fé será testada pela qualidade da nossa vida. Assim, o julgamento das nações dependerá de como elas responderão ao evangelho.

Irmãos, somos identificados em Cristo, Ele é o primogênito entre os homens, todos somos irmãos do Salvador, filhos de um mesmo Pai e santificados pelo Espírito que recebemos pelo qual clamamos Aba Pai. Com Ele morremos e ressuscitamos e vivemos para a glória de Deus segundo a reconciliação operada em nós pelo sangue do Cordeiro.

Qual caminho você seguirá na sua vida? O da vida ou o da morte eterna? Nossas vidas nos preparam para um destes dois caminhos.

Os cristãos, discípulos de Jesus, devem aguardar pacientemente pela recompensa da sua volta, em contrapartida os impenitentes receberão o juízo eterno por suas vidas dissolutas. Jesus sabe distinguir os bons dos maus, por isso escolheu figuras ilustrativas tão diferentes para designar cada um (ovelhas e bodes).

Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida...”. Jo 14.6.

*Alessandro Machado é Pastor da Igreja Cristã de Nova Vida em Jardim Ulisses (ICNVJU) – Prata – Nova Iguaçu. A igreja fica localizada na Rua Maria Leopoldina, 570 – Jardim Ulisses – Nova Iguaçu – RJ. Pedidos de orações: (21) 9 9376-5220.