A ESCRITORA TATIANA MENDES AUTOGRAFA O LIVRO "AMPLIANDO OLHARES - PRECONCEITOS, PREVENÇÕES E CUIDADOS" NO PROJETO "LIVROS PARA VOAR" - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

6 de jul. de 2023

A ESCRITORA TATIANA MENDES AUTOGRAFA O LIVRO "AMPLIANDO OLHARES - PRECONCEITOS, PREVENÇÕES E CUIDADOS" NO PROJETO "LIVROS PARA VOAR"


Após o primeiro livro “Bem me quero, bem me cuido” (2021), Tatiana Mendes autografa agora “Ampliando Olhares – Preconceitos, Prevenções e Cuidados”, nesta sexta-feira (7), das 14 às 17h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu. A ação “Livros para Voar” é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, realizada através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).

“Desde a minha adolescência eu tinha vontade de trabalhar e desenvolver algum projeto voltado para a dependência química. Minha mãe morreu de cirrose hepática em decorrência da dependência de álcool. Desde então, comecei a estudar. Dentro dessa temática, escrevi a minha monografia na graduação. Trabalhei na área e decidi fazer o livro “Ampliando Olhares” para trazer a importância de falar sobre os preconceitos e tabus que giram em torno do tema e também orientar não só profissionais, mas familiares e os próprios dependentes químicos que muitas vezes não sabem que portam uma doença que é progressiva, mas que tem tratamento. O livro destaca a forma de tratamento, a legislação brasileira e um olhar para além do sujeito”, disse a psicóloga.


Tatiana Mendes fez a coordenação dessa obra que conta com textos dela e de João Paulo Motta Mauá, José Antônio Batista da Costa, Barbara Oliveira Silva Araujo, Renata Cristina Santiago Costa, Eduardo Medeiros, Rute Cristina Espiridião, Rafael Hudson da Silva Correa, Elaine Miranda e Simone Leite.
“Gosto de ler livros referentes à minha abordagem teórica, gestalt-terapia, psicologia, dependência química, espiritualidade e religião. Entre os autores que admiro estão Karina Okajima Fukumitsu e Augusto Cury”, conta a escritora, que destaca a importância de psicoeducar, estimular a leitura e propagar grandes autores da Baixada Fluminense.

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura Fenig (TopShopping), Prefeitura de Nova Iguaçu, Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, CEFET-NI, Loja Caçula Nova Iguaçu e no CRAS Terras de Marambaia.