TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de jun. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Audiência Pública
A Comissão dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Juventude da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, presidida pelo médico Dr. Robertinho, realizará na próxima quarta-feira, dia 14, às 13h30min, no plenário do Poder Legislativo, a Audiência Pública com o tema: “Criança e Adolescentes como prioridade absoluta?”. Para participar dos debates foram convidados órgãos como o Fórum Grita Baixa, a OAB-Nova Iguaçu, a Ong ComCausa, entre outros. A palestrante será a Dr. Gisele Góis (Defensora Pública).

Certeiros
A equipe Baixada Bow Arqueria participa com os atletas Allofs Daniel Batista, Éthel Ribeiro e Madalena Batista, do Campeonato Brasileiro de Bowhunter, em São Paulo, que acontece entre os dias 8 e 11 de junho. A Baixada Bow Arqueria é de Nova Iguaçu, formada por membros com experiência em campeonatos nacionais e até internacionais. Um dos espaços usados para o treinamento da equipe é o Centro Social São Vicente, em Nova Iguaçu. A equipe é filiada à Field Brasil e formada por grandes talentos.

Festa de Santo Antônio
A tradicional Festa de Santo Antônio ganhou uma nova roupagem. A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) deram um novo visual à festa. Seria interessante pesquisar nos arquivos da Diocese de Nova Iguaçu imagens deste evento que é tradicional no município e fazer uma exposição de como ela foi atualizando-se com o passar do tempo.

Por falar em Santo Antônio...
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fenig (Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu) inauguraram, no último dia 7, no Complexo Cultural Mario Marques, a exposição sobre os 160 anos da Festa de Santo Antônio de Jacutinga. Uma ótima pedida para quem quiser fazer um passeio e conhecer um pouco da história dos festejos do padroeiro de Nova Iguaçu.

Por falar em memória…
A iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina, em criar o Centro de Cultura da Câmara está despertando os olhares dos fazedores de cultura em outras cidades da Baixada. Algumas pessoas estão se organizando para que os legislativos municipais das cidades da região também criem os seus centros de cultura. Esse é um tipo de iniciativa que reforça o papel do Poder Legislativo.

É para pensar
Se a Festa de Santo Antônio está nas raízes da história iguaçuana, o Carnaval também é uma festa popular que contagia grande parte da população. A retomada do Carnaval popular em Nova Iguaçu seria fundamental, afinal a festa pagã e a religiosa fazem parte dos manifestos culturais do povo. Fica a dica!