As irmãs Solange, Rosângela e Elisângela sempre estiveram envolvidas em três paixões: a educação, a escrita e a administração. Esses saberes levaram à produção literária nas mais diversas formas. Solange, Rosângela e Elisângela Medeiros estarão nesta sexta-feira (16), na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu, com a Tarde de Autógrafos do livro “Vozes que ecoam”, uma coletânea com histórias de mulheres empreendedoras. A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
“Comecei a escrever após o nascimento de meus três filhos, a partir das histórias que criava e contava para eles antes de dormir. Escrevo livros infantis e infanto-juvenis e minhas inspirações são Maurício de Souza, Ziraldo, Clarice Lispector e Machado de Assis. Considero ser muito importante incentivar e apresentar autores regionais para o povo iguaçuano”, disse Elisângela Medeiros, que é professora e gestora educacional.
O livro "Vozes que Ecoam" foi escrito por 21 mulheres empreendedoras. Cada olhar e experiência compartilhada têm o objetivo de estimular a capacidade de criação e reinvenção das mulheres na sua escalada humana e profissional. No caso das irmãs Medeiros, duas são gêmeas: Elisângela e Rosângela, o que torna essa parceria familiar ainda mais especial.
“Elis costuma dizer que nossa parceria começou na barriga de nossa mãe, nossa sintonia é perfeita pois pensamos parecido o que facilita o nosso trabalho”, conta Rosângela. Hoje trabalhamos fazendo palestras, workshops e eventos para mulheres e transmitimos nossa experiência com a Filosofia e trabalhamos um método, o “Movimente-se”. Hoje temos alunas transformadas dentro e fora do Brasil como mentoras e impulsionadoras de mulheres”, completa.
Solange Medeiros começou a escrever incentivada pela irmã Elis. Como administradora de empresas e professora na área de Letras, ela se uniu às gêmeas na tarefa de criar textos a partir de suas experiências e vivências profissionais. Entre seus autores favoritos estão Laurentino Gomes e Machado de Assis. "Programas como o Livros para Voar, da Fenig, proporcionam um incrível incentivo à leitura com a circulação das publicações literárias pela cidade", finaliza Solange.