TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

9 de mai. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Desafio
Nova Iguaçu é uma das cidades da Baixada Fluminense cujo bolsonarismo é muito forte. Isso revela um perfil conservador de grande parte do eleitorado. Este será o grande desafio dos partidos de esquerda nas eleições de 2024. Cidades estratégicas na Baixada Fluminense e importantes dentro do cenário político no Estado vão precisar que representantes do Governo Federal tenham agendas de visitas a essas cidades da Baixada, quem sabe repetindo o que a campanha do presidente Lula fez no segundo turno das eleições de 2022. Caso contrário, os candidatos majoritários e proporcionais às eleições enfrentarão dificuldades no processo eleitoral. Mas isso também pode significar um pacto de aproximações para o enfrentamento com a extrema direita. Vejamos o caso de Nova Iguaçu, por exemplo.

Desafio II
O secretário de Serviços Públicos, Douglas Mucciolo, se filiou recentemente ao PT, legenda que está sem representação na Câmara Municipal. O fato de estar filiado ao partido e ocupando um cargo na gestão municipal não significa que o PT seja da base de apoio ao prefeito. Rogerio Lisboa está no seu segundo mandato e não pode concorrer à reeleição. Neste sentido, a leitura da filiação de Mucciolo pode ser um elo de aproximação com a legenda com o nome do campo do prefeito na sucessão. Sabe-se que a extrema direita vai querer retomar o protagonismo político local e alianças mais amplas serão fundamentais para o enfrentamento a esse eleitorado começa a ser pensada.

Desafio III
Acredito que às baixas que Bolsonaro vêm recebendo depois de ter deixado a presidência, não serão suficientes para que a extrema direita, que existe em Nova Iguaçu, desanime do processo eleitoral de 2024. É verdade que ela não chegou ao poder municipal, mas com os últimos acontecimentos essa turma buscará novos caminhos. Uma aliança dos campos moderados entre a esquerda, o centro-esquerda e centro-direita, poderá detê-los. Mas o desafio é colocar todos esses na mesma mesa.

Imperdível
O bairro de Tinguá, ao longo dos tempos, vem recebendo agendas culturais desenvolvidas pela Prefeitura de Nova Iguaçu. O exemplo é o que irá acontecer neste domingo, dia 7, o “Música na Natureza”, realizado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e a Secretaria Municipal de Cultura. O evento começa a partir das 12h e irá se estender até às 17h, na Praça de Tinguá. Uma boa pedida para o fim de semana.

Subutilizado
O Paço Municipal é subutilizado. É um local grande e de localização privilegiada que só é lembrado para decorações natalinas. Muitos eventos poderiam acontecer ali que, além de central, tem uma base de policiamento aos fundos da Prefeitura de Nova Iguaçu. É importante, sim, a descentralização das ações do governo e direcionar para Tinguá e outros bairros. Mas, durante os fins de semana, parece que ali e nos seus arredores só é lembrado em Dia de Finados, por sua proximidade ao Cemitério de Nova Iguaçu.