CÂMARA DE NOVA IGUAÇU REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR SEGURANÇA NAS ESCOLAS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

23 de mai. de 2023

CÂMARA DE NOVA IGUAÇU REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR SEGURANÇA NAS ESCOLAS


Na próxima quinta-feira, dia 25, às 10 horas, a Câmara promove, através do mandato do vereador Cláudio Haja Luz, uma audiência pública para discutir a segurança pública nas escolas de Nova Iguaçu. Foi aprovado, em 1ª discussão, durante a sessão ordinária desta terça-feira (23), projeto de lei que dispõe sobre a instalação do dispositivo de segurança “botão de pânico” nas unidades públicas de educação. De autoria dos vereadores Maninho de Cabuçu e Cláudio Haja Luz, o texto surgiu devido ao aumento da violência nas escolas, fenômeno que precisa de uma resposta rápida do poder público.


"O sistema do 'botão de pânico' permite uma ação rápida das forças de segurança, que será acionada imediatamente para o socorro à escola onde estiver ocorrendo qualquer ato de violência", explicou o vereador Maninho de Cabuçu.


O presidente da Câmara, Dudu Reina, falou sobre a importância da discussão que haverá na audiência da próxima quinta-feira. “Todas as secretarias municipais irão participar do encontro. Vamos, juntos, abordar este tema tão difícil e buscar soluções urgentes”, explicou.


Ainda em 1ª votação, foi aprovado outro projeto do vereador Maninho de Cabuçu que obriga a retirada dos cabos e fiações da rede aérea e equipamentos sem uso, instalados nos postes por prestadoras de serviços que operam no município. A ação vai contribuir com a revitalização urbana, através do fim da poluição visual, servindo também para proteger os cidadãos.

PLANO MUNICIPAL DE TURISMO


Foi aprovado pelos vereadores, por unanimidade, mensagem do prefeito Rogerio Lisboa que institui o Plano Municipal do Turismo. O documento irá funcionar como instrumento de planejamento de políticas públicas de turismo, estabelecendo projetos, programas e ações de curto, médio e longo prazo, criando condições favoráveis ao desenvolvimento do turismo e da economia da cidade. Ele terá duração de 10 anos e será monitorado pelo Conselho Municipal de Turismo.


Em discussão única, foi aprovado Projeto de Resolução do vereador Dr. Robertinho que institui a Semana Municipal de Cultura e Educação Vereador Paulo de Tarso Machado de Barros, o Paulinho do Leopoldo. Falecido no dia 7 de outubro do ano passado, o educador Paulinho foi vereador em Nova Iguaçu e deixou uma enorme herança na educação e cultura da cidade. A Semana será realizada anualmente, na primeira semana de outubro.

No final da sessão, aconteceram entregas de Moções e do Diploma Carmelita Brasil.