GUARDA MUNICIPAL AMBIENTAL DE NOVA IGUAÇU RESGATA JIBOIA EM CASA DE MORADOR - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

4 de abr. de 2023

GUARDA MUNICIPAL AMBIENTAL DE NOVA IGUAÇU RESGATA JIBOIA EM CASA DE MORADOR


Uma equipe da Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu, resgatou, na manhã da última segunda-feira (3), uma jiboia na casa de uma moradora de Cabuçu. O animal, não peçonhento, tem cerca de 1,5 metro, pesa cerca de cinco quilos e foi encontrado num tronco de árvore no quintal da residência da Rua Tuiuti, que possui um espaço para criação de galinhas. A cobra foi solta nas imediações do Parque Natural Municipal. Somente este ano, três animais da mesma espécie foram resgatados. Outros sete no ano passado.

“O animal provavelmente se alimentou, está em bom estado, sem ferimentos e hidratada. Esse tipo de animal é encontrado geralmente em bairros próximos de áreas de unidades de conservação, como em Cabuçu e Tinguá”, afirmou o agente de Vigilante Ambiental de Nova Iguaçu e biólogo, Bruno Souza.


A acadêmica de enfermagem, Náthali Cristina da Silva Luz, de 24 anos, contou que pediu ao marido Douglas e ao cunhado Matheus para procurar ovos de galinha no quintal, mas eles se depararam com a cobra, por volta de 12h de domingo (2). A cunhada dela, auxiliar de veterinária, ajudou a colocar o animal num cesto para evitar que alguém fosse ferido ou a cobra fugisse e invadisse outro quintal. Horas depois a Guarda Ambiental foi acionada.

“Tive muito medo, pois a cobra é grande. Ela fazia muito barulho e achei que ela pudesse atacar. A cobra não tem culpa, pois com as construções de imóveis e o crescimento da população ela acaba perdendo um pouco de seu habitat e indo atrás de comida. Não se pode matar o animal”, alertou Náthali.


De acordo com o coordenador operacional da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu, Carlos Januzzi, não é aconselhável tentar manipular ou resgatar animais silvestres. O correto é acionar a Guarda através do telefone 2667-9588 ou pelo Instagram.

“A cobra pode atacar se sentir ameaçada. Quando o animal requer cuidados é encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Seropédica, que é de responsabilidade do IBAMA. Eles são introduzidos à natureza após passarem por um processo de reabilitação”, afirmou.

No ano passado, a Guarda Ambiental recebeu 163 solicitações de resgate, totalizando 203 animais resgatados. Oitenta e um deles foram os gambás-de-orelha-preta e sete solicitações de jiboias.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Fernando Cid, enfatizou que os animais silvestres contribuem para o equilíbrio ambiental, já que Nova Iguaçu possui dois terços de área de proteção ambiental e é natural que esses animais apareçam em áreas urbanas.