GUARDA AMBIENTAL DE NOVA IGUAÇU RESGATA JABUTI E TUCANO NA VIGA E AUSTIN - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

7 de abr. de 2023

GUARDA AMBIENTAL DE NOVA IGUAÇU RESGATA JABUTI E TUCANO NA VIGA E AUSTIN


Um jabuti e um tucano-toco foram resgatados pela Guarda Ambiental de Nova Iguaçu, na última quinta-feira (6). O réptil foi localizado no bairro da Viga, enquanto a ave foi encontrada em Carlos Sampaio, região de Austin. Ambos serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Seropédica, que é de responsabilidade do IBAMA. Eles são introduzidos à natureza após passarem por um processo de reabilitação


De acordo com agentes da Guarda Ambiental, o jabuti foi encontrado por um morador andando numa rua. Ele acionou a equipe, que foi ao local fazer o resgate. O animal, que provavelmente deve ter fugido de alguma residência da localidade, não apresentava sinais de ferimentos. Já o tucano foi resgatado após um morador avistar a ave caída próxima de sua residência.


De acordo com o coordenador operacional da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu, Carlos Januzzi, não é aconselhável tentar manipular ou resgatar animais silvestres. O correto é acionar a Guarda através do telefone 2667-9588 ou pelo Instagram.

Na última segunda-feira (3), uma jiboia foi localizada na casa de um morador de Cabuçu. O animal, não peçonhento, tinha cerca de 1,5 metro, pesava cerca de cinco quilos e foi encontrado num tronco de árvore no quintal da residência da Rua Tuiuti, que possui um espaço para criação de galinhas. A cobra foi solta nas imediações do Parque Natural Municipal. Somente este ano, três animais da mesma espécie foram resgatados. Outros sete no ano passado.

No ano passado, a Guarda Ambiental recebeu 163 solicitações de resgate, totalizando 203 animais resgatados. Oitenta e um deles foram os gambás-de-orelha-preta e sete solicitações de jiboias.