CRECHE MUNICIPAL COMEMORA O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

18 de abr. de 2023

CRECHE MUNICIPAL COMEMORA O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


Em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), a Creche Municipal Fátima Nunes, em Santa Amélia, Belford Roxo, realizou um evento para os 240 alunos de 2 a 5 anos. Os pequenos se divertiram em um show musical com danças e personagens famosos como Minie, Mickey, Pinóquio e Branca de Neve, entre outros. O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em 2002. A data é uma homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, autor de obras famosas como o “Sítio do Picapau Amarelo”.

A diretora da creche, Mônica Martins, destacou a importância dos livros na vida dos alunos. Segundo ela, as crianças “viajam” nas histórias e começam a sentir o gosto pela leitura. “É algo que encanta, pois elas (crianças) ficam eufóricas quando estão de frente com personagens infantis. Seguindo determinações da Secretaria de Educação, nossa creche fez um trabalho em que os alunos participaram ativamente de todas as atividades, que ficaram muito lindas, diga-se de passagem”, contou Mônica, destacando ainda o apoio das orientadoras Maria Eliza, Ana Paula e Maiara.


Durante a semana, alunos e professoras confeccionaram livros baseados em histórias já publicadas. As professoras Mariana Ramalho, Mônica Lopes, Mônica Souza, Liliane, Adriana, Angélica, Layane, Monique, Jane e Mariana Moraes, junto com as estimuladoras, trabalharam durante vários dias na construção dos livros. Uma das obras trabalhadas foi “O Monstro das Cores”, da escritora espanhola Anna Llenas, que é uma referência na hora de ajudar as crianças a nomear suas emoções.

No livro, o monstro acorda sentindo-se confuso. Então uma menina o ajuda a organizar suas emoções: a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma. Cada emoção é representada por uma cor.

Os personagens e cenários foram confeccionados pelas professoras Márcia e Marcilene, da sala de leitura.