CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU REGULAMENTA A UTILIZAÇÃO DOS "PIPÓDROMOS" E O COMBATE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

18 de abr. de 2023

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU REGULAMENTA A UTILIZAÇÃO DOS "PIPÓDROMOS" E O COMBATE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA


Segundo estudos do vereador Cláudio Haja Luz, a pipa é o segundo esporte mais praticado em Nova Iguaçu, ficando atrás apenas do futebol. Para incentivar esta prática e diminuir o número de acidentes, oferecendo aos amantes da soltura de pipas locais adequados, o vereador apresentou um projeto de lei, votado em 2ª discussão na sessão plenária desta terça-feira (18), que regulamenta o “pipódromo”: espaço específico para a prática da atividade esportiva, artística e de lazer.

"Nosso projeto indica que estes locais deverão estar localizados em áreas restritas, distantes de rodovias, redes e torres de energia elétrica. Tudo para garantir segurança aos praticantes e para a sociedade em geral", explicou o vereador.


Projeto de autoria do vereador Alcemir Gomes, também aprovado em 2ª discussão, trata sobre as diretrizes de combate à violência obstétrica. A Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal deverá ser divulgada pelos estabelecimentos hospitalares públicos e privados, pelas unidades de saúde e pelos consultórios médicos especializados em obstetrícia, visando a proteção das gestantes e parturientes contra a violência obstétrica.

"A violência obstétrica é o conjunto de práticas que desrespeitam evidências científicas e se fundam na apropriação do corpo e processos reprodutivos das mulheres pelos profissionais e instituições de saúde. A mulher precisa ter todas as informações sobre este tema", disse Alcemir.

Doutor em Teoria Psicanalítica, com licenciatura em Filosofia, Psicologia, Sociologia e História, o professor Heitor Antônio da Silva irá receber o Título Honorífico de Cidadania Iguaçuana. A autoria da homenagem é do presidente da Câmara, Dudu Reina. O projeto, de Decreto Legislativo, foi aprovado por unanimidade.


O vereador Maninho de Cabuçu concedeu moções de Aplausos e Congratulações a militares do 18º Batalhão de Polícia Militar e ao funcionário da UPA de Cabuçu, José Carlos do Nascimento.