PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU RESGATA HOMEM SUBMETIDO A CONDIÇÕES DEGRADANTES DE TRABALHO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de mar. de 2023

PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU RESGATA HOMEM SUBMETIDO A CONDIÇÕES DEGRADANTES DE TRABALHO


A Prefeitura de Nova Iguaçu resgatou, na última segunda-feira (27), um homem que era submetido a condições degradantes numa criação irregular de suínos, na Rua Fidelis de Almeida, s/nº, Carlos Sampaio, na região de Austin. Segundo a própria vítima, o proprietário do terreno e dos animais lhe ofereceu trabalho em troca de abrigo. No entanto, Geovani Dias Cardoso, de 51 anos, vivia em condições precárias de higiene e se alimentava da mesma lavagem servida aos porcos havia mais de um ano.

O caso foi descoberto após uma denúncia anônima recebida pela Guarda Ambiental Municipal (GAM). Agentes foram ao local e constataram uma série de irregularidades, como abate ilegal de animais, dispersão de vísceras na margem de um rio, contaminação do solo por vermes, comida em estado de putrafação, entre outras irregularidades.

O homem e o proprietário foram encaminhados à 58ª DP (Posse) para que o caso fosse registrado. Segundo a Polícia Civil, além de regime análogo à escravidão, o suspeito poderá ser investigado por crimes ambientais como poluição do solo e dos recursos hídricos, atividade potencialmente poluidora e maus-tratos aos animais.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) se dirigiu para fazer o acolhimento da vítima para que ela pudesse receber os primeiros cuidados básicos. A SEMAS irá tentar localizar sua família.