MARIO MARQUES DARÁ NOME AO COMPLEXO CULTURAL MUNICIPAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

22 de mar. de 2023

MARIO MARQUES DARÁ NOME AO COMPLEXO CULTURAL MUNICIPAL


Vereador por 7 mandatos em Nova Iguaçu, prefeito entre os anos de 2002 a 2004 e eleito deputado estadual em 2006, Mario Pereira Marques Filho (Mario Marques), guarda uma história política e cultural muito rica na cidade. Falecido no dia 19 de maio de 2019, é uma das figuras públicas que mais se destacaram e são reconhecidas na região. Para preservar seu nome, o presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Eduardo Reina Gomes de Oliveira (Dudu Reina), é o autor do projeto, aprovado na última terça-feira (21), que altera o nome do Complexo Cultural de Nova Iguaçu para Complexo Cultural Mario Marques.


"Mario Marques dedicou toda sua vida ao município. Seu legado de comprometimento com o interesse público é imensurável e ultrapassa seu próprio tempo. É uma justíssima homenagem", afirmou Dudu.

Vários projetos foram aprovados em última votação:


*O que torna permanente o laudo que comprove o Transtorno do Espectro Autista – TEA – e a Síndrome de Down. Segundo o autor, vereador Dr. Marcio Guerreiro, as duas doenças não podem ser revertidas, não havendo sentido a atualização periódica do laudo;


*Vedação da nomeação para cargos em comissão, na administração pública, para pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal nº 13.104/2015 (Lei do Feminicídio). O vereador Jeferson Ramos explicou que a vedação termina quando for comprovado o cumprimento da pena; e

*Fica proibido o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como qualquer artefato de efeito sonoro, em lugares fechados e abertos, áreas públicas e locais privados de Nova Iguaçu. Dudu Reina disse que seu projeto visa acabar com o desconforto e impacto negativo para bebês, crianças, idosos, pessoas portadoras do espectro autista e animais causados pelos fogos de artifícios.

Foram aprovados, ainda, o reconhecimento da Utilidade Pública para a Fundação Assistencial Santa Bárbara, autoria de Dudu Reina, e a denominação de Clínica da Família Myriam da Rocha Azeredo à clínica localizada no bairro Cerâmica, com os vereadores Alexandre da Padaria e Mauricio Morais na autoria.


O serviço prestado pela concessionária Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em Nova Iguaçu, será o tema da audiência pública realizada pela Câmara Municipal, no próximo dia 13 de abril, às 10 horas, aberta à população. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, vereador Claudio Haja Luz, tem percorrido a cidade e conversado com a população.

“São muitas as denúncias de abusos que temos recebido. Desde cobranças indevidas em residências que não têm abastecimento de água, até a cobrança de hidrômetros que nunca foram colocados. Estamos recolhendo o depoimento dos moradores e vamos apurar todas as irregularidades”, disse Haja Luz.