DEFESA CIVIL DE NOVA IGUAÇU RETOMA O PROJETO "ESCOLAS SEGURAS" A PARTIR DE ABRIL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de mar. de 2023

DEFESA CIVIL DE NOVA IGUAÇU RETOMA O PROJETO "ESCOLAS SEGURAS" A PARTIR DE ABRIL


O Projeto Escolas Seguras: Desenvolvendo a Resiliência através da Educação está de volta. Desenvolvido em Nova Iguaçu desde 2017, o projeto da Secretaria Municipal de Defesa Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Estudo e Pesquisa sobre Desastres da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vai ser retomado em sete escolas a partir de abril.

As duas primeiras unidades de ensino da rede municipal que vão receber o projeto serão Edivaldo Barros de Oliveira e a Creche Nossa Senhora da Cabeça, ambas no bairro da Luz, nos dias de 24 a 28 de abril, respectivamente.


O objetivo é desenvolver junto aos participantes a capacidade de resiliência e reduzir o risco de desastres nas unidades. Durante uma semana os integrantes da escola participam de oficinas, treinamento e exercício simulado de desocupação durante um incêndio. Na tarde da última segunda-feira (13), agentes da Defesa Civil, profissionais da Secretaria de Educação de Nova Iguaçu e diretores de escolas se reuniram para organizar a agenda das unidades que serão visitadas pelo projeto.

Em maio, o projeto vai ser aplicado na Creche Nossa Senhora da Luz (Figueira). Em junho, será a vez da EM Agroecológica Vale do Tinguá (Tinguá). Em agosto, a visita vai acontecer na EM José de Anchieta (Tinguazinho). Em setembro, a simulação será na EM Aminthas Pereira (Figueira) e, em outubro, na EM Professora Izabel dos Santos Soares Melo (K11). Em novembro, a Secretaria de Defesa Civil de Nova Iguaçu ainda realiza um exercício simultâneo nas 36 escolas que já receberam o projeto, numa alusão ao Dia Estadual para Redução de Riscos de Desastres.

“O projeto vem se destacando a cada ano. Recentemente foi reconhecido internacionalmente num evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Uruguai”, afirmou o secretário de Defesa Civil de Nova Iguaçu, coronel Jorge Ribeiro Lopes.

O projeto Escolas Seguras já foi realizado em 29 escolas municipais de Nova Iguaçu, capacitando 11.578 alunos, 1.481 professores e funcionários, totalizando 13.059 pessoas.