TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

14 de fev. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Representatividade
Independente das simpatias políticas, podemos dizer que neste momento a cidade de Nova Iguaçu se vê com uma representação maior nas instituições públicas que tempos atrás. Um momento significativo para colaborar com o desenvolvimento da cidade. Na Alerj, por exemplo, alguns deputados têm redutos ou tiveram atuações em Nova Iguaçu, sendo a maioria com base eleitoral na cidade. Felipinho Ravis (Solidariedade), Carlinhos BNH (PP) e Elton Cristo (PP), isso sem contar Andrezinho Ceciliano (PT), que é cria da Baixada e da região. São nomes que representam os interesses da cidade na Alerj. Temos mais gente nessa lista.

Representatividade II
No grupo de deputados estaduais vinculados de uma forma ou outra a Nova Iguaçu, podemos lembrar, ainda, nomes como o do Anderson Moraes (PL) e o próprio Dr. Deoldalto (PL). E não pensem que são apenas esses. Se observar bem, o Otoni de Paula Pai (MDB), que hoje é deputado estadual, foi vereador iguaçuano nos idos tempos de 1989 a 1992.

Representatividade III
Outra que foi vereadora em Nova Iguaçu e tem uma ocupação de destaque na estrutura do Estado é a deputada federal licenciada Rosângela Gomes. Ela já ocupou um lugar na Câmara de Vereadores e hoje ocupa uma das pastas mais importantes do Estado, que é a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direito Humanos. Rosângela foi vereadora em Nova Iguaçu de 2001 a 2008, e em seguida foi deputada estadual no exercício de 2011 a 2014. Foi deputada federal de 2015 a 2018, reeleita para deputada para 2019 a 2022 e novamente reeleita até 2026.

Representatividade IV
Não podemos esquecer que neste bloco de representantes da cidade iguaçuana, há ao menos dois deputados federais intensamente ligados à cidade: Dr. Luizinho (PP) e Juninho do Pneu (União Brasil).

Representatividade V
O ex-deputado e ex-presidente da Alerj, André Ceciliano, é outro nome de grande destaque na política e que tem vínculos com Nova Iguaçu, terra que já foi secretário de Governo. Hoje André Ceciliano ocupa o cargo de Secretário de Assuntos Federativos do recém-instalado governo Lula e a sua experiência desenvolvimentista é reconhecida por todos.

Representatividade VI
Com este pequeno olhar sobre a política local, sem falar da bancada de Nova Iguaçu na Câmara dos Deputados em Brasília, podemos dizer que o que não falta é aquilo que mais se desejou em termos de nomes vinculados ao município em cargos estratégicos, tanto no Poder Legislativo, quanto no Poder Executivo. Resta saber como isso será trabalhado, afinal, cada nome citado aqui tem o seu projeto político-eleitoral.

Promissor
O presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina (PDT), tem um futuro promissor. Ele evita falar de assuntos eleitorais e foca em temas sobre como a Câmara pode contribuir para a cidade. E é justamente esse comportamento discreto e cauteloso de fazer política, que está credenciando o rapaz a ser uma peça importante no futuro político da cidade.