FOLIA DE REIS É TEMA DE EXPOSIÇÃO DO FOTÓGRAFO DANIEL CAETANO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

16 de fev. de 2023

FOLIA DE REIS É TEMA DE EXPOSIÇÃO DO FOTÓGRAFO DANIEL CAETANO


“Comecei a registrar os eventos da Folia de Reis em 2013, no bairro Caonze, através da iniciativa do pesquisador Geraldo Bastos. Nesta exposição temos também fotografias que fiz no ‘Circuito de Folia de Reis’, realizado em janeiro deste ano na Praça Rui Barbosa, dentro do ‘I Festival de Artes de Nova Iguaçu’”, destaca Daniel José Caetano sobre a exposição “Folias de Reis: Arte e Devoção”, que está exposta desde terça-feira (14), na Galeria de Artes Fenig, na Rua Governador Portela, 812, 2º andar, no centro de Nova Iguaçu. Após uma apresentação, na última sexta-feira (10), no TopShopping, dentro da “Mostra de Artes Visuais do Festival de Artes”, a exposição ganhou espaço na Galeria da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), órgão da Prefeitura, que já se tornou referência das artes visuais na Baixada Fluminense. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30min, com entrada gratuita.

Fotógrafo desde a década de 1970, Daniel Caetano se dedicou também ao cinema e dirigiu documentários alternativos. Entre suas obras de destaque, está o filme “Morto no Exílio”, sobre Frei Tito (frade católico alvo da perseguição da ditadura militar).


O texto da exposição é do pesquisador Geraldo Bastos. Ele destaca que as Folias de Reis são tradições culturais originalmente cristãs e europeias, mas ganharam elementos da diversidade religiosa presente no Brasil. Dessa forma, hoje abriga entre seus foliões, adeptos de todas as religiões. Simbolicamente a Jornada da Folia de Reis é a peregrinação dos três Reis Magos: Baltazar, Gaspar e Melchior, em busca da manjedoura do Menino Jesus.

“Levar a Folia de Reis para o Calçadão de Nova Iguaçu em janeiro foi muito gratificante para os foliões. As pessoas que não conhecem pararam para ver e entender o que é a Folia de Reis”, lembrou o Mestre Gigante, da Folia de Reis Nova Jerusalém, do bairro Figueira, na apresentação da Mostra.


“A Galeria de Artes Fenig recebe a mostra de artes visuais com registros fotográficos do Circuito de Folia de Reis apresentado no primeiro fim de semana do Festival de Artes, em janeiro, além de outros momentos desse importante movimento, num resgate das tradições culturais do nosso país”, disse Miguel Ribeiro (presidente da Fenig).

O Festival de Artes de Nova Iguaçu é promovido pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), da Prefeitura de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semam), da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur). Todos os eventos são gratuitos. 

GALERIA DE ARTES FENIG

A exposição “Folias de Reis: Arte e Devoção”, do fotógrafo Daniel Caetano, se junta aos grandes momentos da Galeria de Artes Fenig, entre eles, as recentes exposições “Raízes da Baixada”, de Roberta Gomes; “BXDLambe”, de Pietra Canle e Silas Sena; do artista visual Tomas Weverton; e a fotográfica “Nova Iguaçu em Foco”, de Paulo Santos. As artes visuais são uma tradição da Fenig, que num resgate dessa vocação, inaugurou a Galeria de Artes Fenig, em novembro de 2019, com a exposição internacional “Ojú Olhos”, do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, que trouxe a beleza da cultura dos povos africanos, numa celebração do mês da Consciência Negra. As exposições seguintes das pintoras Nicole, Cristiane Paula, Ane Alves, Solange Maria de Souza e Elis Sampaio, dos pintores Jeremias Cristino, Rodrigo Monteiro e Á.t.o.m.o e a exposição coletiva “Artista é a mãe”, com curadoria de Silvia Schiavone, mostram a força das artes visuais em Nova Iguaçu. Em 2021, o Espaço de Artesanato Fenig Mais Top, no TopShopping, apresentou as exposições “Mulheres do Mundo”, de Ane Alves; e “Art Nerd”, de Rodrigo Cardoso.