PRÊMIO "DESTAQUE IGUAÇUANO" REALIZA A ENTREGA DOS TROFÉUS PARA PERSONALIDADES E INSTITUIÇÕES QUE OBTIVERAM GRANDE VISIBILIDADE NO MUNICÍPIO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

25 de jan. de 2023

PRÊMIO "DESTAQUE IGUAÇUANO" REALIZA A ENTREGA DOS TROFÉUS PARA PERSONALIDADES E INSTITUIÇÕES QUE OBTIVERAM GRANDE VISIBILIDADE NO MUNICÍPIO


Em sua segunda edição, o Prêmio Destaque Iguaçuano, realiza a entrega dos troféus para personalidades e instituições que fazem a diferença no município. A cerimônia será nesta sexta-feira (27), às 18h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro (Casa de Cultura), na Rua Getúlio Vargas, 51, no centro de Nova Iguaçu. O II Destaque Iguaçuano é uma ação da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

"O objetivo é dar visibilidade e reconhecimento para quem realiza iniciativas que contribuem para o desenvolvimento social, cultural, educacional e econômico da cidade", afirma o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro. “Me sinto muito feliz e honrada em ganhar este prêmio tão importante. Em 2018, eu transformei o meu hobby, o artesanato, em profissão. Como empreendedora, vivo exclusivamente do trabalho das minhas mãos e da minha arte”, revela a artesã Shirley Sabino, vencedora na categoria "Empreendedor". Ela atuou no projeto "Octo Brasil" de criação e doação de peças em crochê para maternidades da Baixada Fluminense.


Através de edital, os participantes das 10 categorias se candidataram ao prêmio. Os eleitos foram escolhidos em votação popular pela internet. As categorias em disputa foram "Meio Ambiente", "Comunicação Social", "Redes e Parcerias", "Empreendedor", "Cultura", "Educação", "Esporte", "Apresentações Artísticas", "Responsabilidade Social" e "Laranja da Terra".

“É um divisor de águas em minha vida. Sou amante da cidade de Nova Iguaçu e já fui premiado e homenageado em diversos lugares do Brasil. Esse prêmio não ficará apenas na prateleira, ficará em meu coração”, conta o chef de cozinha Rodrigo Barros, ganhador na categoria "Laranja da Terra", que homenageia cidadãos ilustres iguaçuanos. Participante do cobiçado Masterchef Brasil, ele destaca em seu trabalho, o incentivo ao resgate da gastronomia nacional e sua ancestralidade.


“Ganhar o 'Prêmio Destaque Iguaçuano 2022' é muito importante, porque estou sendo reconhecido por preservar a natureza e, principalmente: saber que tenho impactado pessoas através dos meus plantios”, comentou Alexandre Bensabat Filho, de 8 anos, conhecido como Xandinho, o "Menino que Planta". Vencedor na categoria "Meio Ambiente", ele tem o objetivo, através da conscientização ambiental, de chegar a mil árvores plantadas no Estado do Rio.

Confira a lista completa dos ganhadores do Prêmio Destaque Iguaçuano 2022:

Meio Ambiente

1º Xandinho – O "Menino que Planta";

2º Projeto "Tampinha do Bem"; e

3º Casa do Jovem Fotógrafo.

Comunicação Social

1º Caioba Troca Ideia (candidatura única).

Redes e Parcerias

1º Semana de Culturas, Artes e Ciências da Baixada Fluminense 2022;

2º Oficina Permanente de Teatro e Circo; e

3º Grupo Somos as X.

Empreendedor

1º Shirley Sabino Arte e Bom Gosto;

2º Mega Feira do Empreendedor; e

3º Irmãs Medeiros Palestras.

Cultura

1º Mano Décio;

2º Gil Santos; e

3º Escola Popular de Artes.

Educação

1º Professor Leandro Silvio; e

2º Projeto Sesc+ Infância.

Esporte

1º Escolinha de Futebol do André;

2º Tony Fox – Instituto Faixa Preta de Jesus; e

3º Tecido Acrobático Nova Iguaçu.

Apresentações Artísticas

1º Grupo Pimenta do Reino;

2º André Alves Saxofonista; e

3º Gusta Xavier.

Responsabilidade Social

1º Patronato de Nova Iguaçu;

2º CISIN – Centro de Integração Social Inzo Ia Nzambi; e

3º Projeto Social Igreja na Comunidade.

Laranja da Terra

1º Chef Rodrigo Barros;

2º Lirian Tabosa; e

3º Celso Mosciaro.