UM PASSEIO NA CULTURA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

16 de dez. de 2022

UM PASSEIO NA CULTURA

Por Giovanna Barros


PROGRAMAS PARA AS FÉRIAS


FÉRIAS E TEMPO OCIOSO

Junto ao Natal e ao Ano Novo, chegam as tão esperadas férias de fim de ano e com elas a difícil pergunta: “o que fazer no tempo livre?”. De atividades para realizar com as crianças até entretenimentos individuais e com amigos, o Rio de Janeiro possui inúmeros passeios gratuitos, até mesmo na baixada fluminense.

OFICINAS

CCBB: Neste sábado (17) e no domingo (18), o CCBB está oferecendo oficinas que envolvem programações para amantes da tecnologia de todas as idades. Para participar, basta chegar ao local 1 hora antes para a retirada da senha. Em ambos os dias, as atividades ocorrerão de 10 às 16.

EXPOSIÇÕES

CASA DE CULTURA: Sem precisar de agendamento prévio, de terça a sábado, das 9 às 17, é possível visitar as exposições “Pesos & Medidas - Artes e ofícios”, “Estrada Real do Comércio” e “Viajantes Estrangeiros na Baixada Fluminense no Século XIX”. E o melhor: é em Nova Iguaçu!

FENIG: Homenageando nomes importantes que lutaram contra o racismo, a exposição “Raízes da Baixada” é mais uma opção para aqueles que procuram por entretenimento gratuito em solo fluminense. É obra da artista Roberta Gomes e estará disponível para visitação até o dia 6 de janeiro, das 9 às 16h30min, de segunda a sexta.

MUSEU DO AMANHÃ: Conhecido por muitos, o museu do amanhã é um museu de ciências que possui obras que exploram possibilidades futurísticas. O que muitos não sabem é que toda terça-feira a visitação é gratuita, basta reservar o ingresso no site com antecedência. O horário de funcionamento é das 10 às 16.

CCBB: Já no Centro Cultural do Banco do Brasil, o ingresso é sempre gratuito. Duas exposições em alta atualmente são as dos Gêmeos – dois irmãos grafiteiros -, e a de Walter Firmo, que fotografou grandes nomes da música brasileira. Os ingressos também precisam ser reservados online. O museu funciona de quarta a segunda, de 9 às 21.

EXTRAS

LAGOA RODRIGO DE FREITAS: Seja para um piquenique ou para um passeio de bicicleta, a lagoa é uma ótima opção para uma tarde ociosa. Além disso, conta com uma vista linda que pode ser admirada a qualquer hora do dia.

FORTE DO LEME: Para aqueles que gostam de trilhas mais curtas e que podem ser realizadas com toda a família, o forte do leme fica no final do morro do leme e é um ótimo lugar para se estar em contato com a natureza, além de possuir uma paisagem maravilhosa.

PARQUE MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU: Há quem o considere um tesouro escondido, o parque municipal possui de trilhas à cachoeira, e ainda lugar para aqueles que pensam em fazer um piquenique.