TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

21 de dez. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Um livro sobre Carmelita Brasil


Já está sendo aguardado para ser impresso, o livro que conta uma pouco da história da primeira mulher eleita vereadora em Nova Iguaçu, além de ter sido a primeira mulher no Estado a ser presidente de uma agremiação carnavalesca. Carmelita Brasil, que hoje dá nome a uma Comenda na Câmara Municipal, nasceu em Nova Iguaçu, no dia 10 de maio de 1914. E com apenas 33 anos, tornou-se a primeira vereadora em um parlamento municipal fluminense, sendo eleita em 1947. 

Um livro sobre Carmelita Brasil II
O trabalho de pesquisa sobre a vida de Carmelita Brasil foi feito por mim e pela jornalista Cláudia Maria e pode se tornar a maior fonte de consulta, até mesmo sobre particularidades, de uma das mulheres consideradas pioneiras na política eleitoral da Baixada Fluminense e que viveu solteira, sem o amparo de qualquer homem.

Um livro sobre Carmelita Brasil III
O presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Dudu Reina, assim como o presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, Miguel Ribeiro, apoiaram o resgate da história de Carmelita e que em breve será transformada em livro e com previsão de virar documentário com a participação de profissionais experientes neste campo, como o caso do cinegrafista e produtor Roger Hitz e o fotógrafo Jorge Ferreira. 

Cada vez mais cedo
O ano de 2023 é a corrida para os preparos da disputa eleitoral em 2024. Os pré-candidatos a vereadores, observando o que aconteceu nos últimos pleitos, deverão antecipar as pré-campanhas e o sentimento de disputa eleitoral tomar a aura da cidade em meados de 2023. As pré-campanhas, como disse, estão começando cada vez mais cedo.

Os 190 anos de Nova Iguaçu
Nova Iguaçu, que foi fundada em 1833, completará 190 anos no próximo dia 15 de janeiro de 2023. Uma data significativa para que se possa comemorar. Gostaria muito que as atividades festivas, por ser uma data redonda, possam ir além da corrida tradicional que acontece todos os anos neste dia. Já está na hora de fazer um grande evento que não foi feito nos anos anteriores, em especial, no período de pandemia. 

Feliz 2023!
A todos os leitores desta coluna deixo aqui um Feliz Natal e uma passagem de ano repleta de alegrias. Que 2023 seja um ano de muitas conquistas e que o Brasil possa se unir mais do que se dividir.