REALIDADE TRANSFORMADA: ÁGUA POTÁVEL NA TORNEIRA DE 12 MIL HABITANTES DE NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

16 de dez. de 2022

REALIDADE TRANSFORMADA: ÁGUA POTÁVEL NA TORNEIRA DE 12 MIL HABITANTES DE NOVA IGUAÇU

Moradores do bairro Jardim Alvorada deram 
adeus aos baldes após intervenções da Águas do Rio


Água tratada saindo da torneira parecia um sonho distante para Maria Francisca dos Santos, de 76 anos. A falta de abastecimento no imóvel, adquirido em 2002, era um dos motivos que levaram a aposentada a pensar em vender a casa. Esta realidade mudou com as obras realizadas pela Águas do Rio, por meio do programa Vem com a Gente, que beneficiou cerca de 12 mil moradores do bairro Jardim Alvorada, em Nova Iguaçu.


“A água aqui sempre foi um tormento. Eu já tinha cogitado mudar de casa e ir para outro bairro. Todo dia era preciso acordar de madrugada para encher os baldes. Gastamos dinheiro instalando bomba e, nem assim, resolveu. A conta chegava, mas a água mesmo, quando vinha, só gotejava. O dinheiro que a gente gastava era absurdo”, contou a moradora.


Para resolver o problema crônico de abastecimento na região, a concessionária realizou a extensão de 1.7 km de redes de água, além de interligações e padronização de hidrômetros para mais de 4 mil residências. “A Águas do Rio chegou aqui e trouxe água com qualidade para a gente. Nossa realidade agora é muito diferente, tem água para cozinhar, tomar banho e lavar roupa. Chega de sufoco”, comemorou Maria Francisca.


Para o diretor executivo da concessionária, Felipe Esteves, a história de dona Maria Francisca é um exemplo que se repete na Baixada Fluminense, região que sofre historicamente com graves problemas de abastecimento.

“Ainda há muito a ser feito na região, mas sabemos que nosso trabalho tem impactado positivamente a vida de milhões de pessoas na Baixada. Nossas equipes estão nas ruas, realizando intervenções e ouvindo a população, empenhados em buscar soluções para cada caso encontrado. A população conta com a Águas do Rio e é isso que nos move a fazer o melhor”, afirmou o diretor que atua na Baixada Fluminense.

RELACIONAMENTO DURADOURO COM OS MORADORES

Além de levar água todos os dias para a população, as equipes do programa Vem Com a Gente estão nas ruas construindo um relacionamento duradouro com os moradores. O objetivo do programa é facilitar a rotina dos clientes, realizando o atendimento itinerante, complementando o serviço oferecido nas lojas comerciais da concessionária e agilizando as melhorias no sistema de água.

“Sempre que chegam aos bairros, as equipes do Vem com a Gente passam em cada rua para fazer a identificação e execução dos serviços que podem ser implantados. Nossos colaboradores também realizam a atualização dos dados dos clientes, troca de titularidade, vistorias, renegociação de débitos, religação, cadastro na Tarifa Social, troca de hidrômetros, modernização das tubulações, entre outros. O objetivo principal é proporcionar aos moradores o acesso aos serviços da concessionária de forma regular”, explica o coordenador do programa, Wallas Rangel, que atua em Nova Iguaçu e em outros municípios da Baixada.

Para estar ainda mais próximo dos moradores, a concessionária instalou um ponto de atendimento itinerante que recebe a população para agendamento dos serviços. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no seguinte endereço: Rua Semíramis, nº 30 - Jardim Alvorada (IBADEJA - Instituto Bíblico da Assembleia de Deus em Jardim Alvorada).