ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU RECEBEM O "PRÊMIO ANTÔNIO FRAGA" - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de dez. de 2022

ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU RECEBEM O "PRÊMIO ANTÔNIO FRAGA"


O “Prêmio Antônio Fraga” foi entregue na última terça-feira (13), a 15 estudantes selecionados em edital, que criaram contos e prosas com o tema “DNA Nordestino de Nova Iguaçu”, destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para serem publicados em livro editado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig). O evento foi realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-campus Nova Iguaçu), no Moquetá. O Prêmio é uma parceria da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig e das secretarias municipais de Cultura e de Educação, com a UFRRJ.

“Eu sou do interior do Maranhão. Meu irmão mais velho já morava no Rio de Janeiro e estava se formando quando me convidou para morar com ele. Eu disse que iria se tivesse a oportunidade de estudar, porque lá na cidade onde morava, no final da década de 70, só tinha até a quarta série primária. Completei meus estudos no Rio e me formei em Direito”, contou Miguel Ribeiro (presidente da Fenig). “Esse Prêmio é muito importante para esses jovens. O estímulo da escrita e da leitura aos alunos nas escolas é fundamental”, destacou o presidente da Fenig.


Os premiados receberam diplomas e os cinco primeiros colocados ganharam tablets. A primeira colocada foi Alice Marina Santos Furtado, de 15 anos, da Escola Municipal Júlio Rabello Guimarães. Ela escreveu o texto “O caçador de contos” e está empolgada com a vitória e a publicação.

“Eu sempre gostei muito de ler, por conta da minha mãe e do meu pai e pela igreja, com a leitura da Bíblia. Eu comecei a escrever numa plataforma na internet e possuía vários seguidores e uma história fixa sobre um jogo que eu mesma escrevi. Quando minha professora Adriana falou do ‘Prêmio Antônio Fraga’ eu me animei. Eu estou muito feliz em saber que o texto será publicado em livro. Eu só escrevia no digital, em anonimato, e agora estou aqui com minha mãe e minha professora sendo homenageada”, disse Alice Furtado.


A mãe de Alice, Roberta da Silva Santos, estava muito feliz. “Em casa, a gente ouviu as 10 versões do conto dela e ela foi aperfeiçoando. A escola incentivou, a professora se dedicou. Isso vai ser um marco para a vida dela”, disse Roberta, orgulhosa.

A professora da Alice, Adriana Barbosa de Souza Marinho, professora de ILPT (Incentivo à Leitura e Produção Textual), da E.M. Júlio Rabello Guimarães, destacou. “Com a Alice foi fácil ela gosta de escrever. Quando falei do tema na aula e sugeri o gênero conto, ela já começou a fazer o bloquinho de notas dela no celular. Ela foi além e buscou referências no Piauí. Foi muito gratificante”. A professora Adriana também teve outro aluno selecionado: Arthur de Souza Moreira, autor do texto “O colar de sementes”.

O “Prêmio Antônio Fraga” é uma homenagem ao grande escritor que viveu na Baixada Fluminense e se notabilizou por obras como o livro “Desabrigo”. O evento foi realizado no Dia Nacional do Forró (13 de dezembro) ocasião também do credenciamento dos artistas de forró que participam do edital “Cultura Retirante da Prefeitura de Nova Iguaçu”, para destacar os talentos e competências da Cultura Nordestina. Por meio deste edital, que está associado ao projeto “Inventário das Expressões Culturais de Nova Iguaçu: Forrozeiros”, sob a coordenação da Profa. Dra. Elis Regina Barbosa Angelo, foram abertas inscrições para artistas, duplas, grupos, trios e coletivos de forró, para identificar os integrantes desse gênero cultural no Município e realizar um grande evento em junho de 2023.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS GANHADORES DO “PRÊMIO ANTÔNIO FRAGA”

ALUNOS: Alice Marina Furtado e Artur de Souza Moreira (E.M. Júlio Rabello Guimarães), Viviane Melo, Miguel Silva dos Santos, Gabriela de França Sousa, Sarah Cristine Afonso Torres, Maria Eduarda Rezende e Kaiky Victor da Silva Lima (E.M. Prof. Osires Neves), Maria Eduarda de Oliveira Cunha e Jéssica dos Santos Dias (E.M. Marcílio Dias), Luiza Tomaz de Oliveira (E.M. Janir Clementino Pereira), Amanda Cristina de Carvalho de Souza (E.M. Vale do Tinguá), André Ricardo de Souza Santos (E.M. Walfredo da Silva Lessa), Davi Viana Ferreira (CIEP 325 – Austregésilo de Athayde) e Camila da Silva Severino de Andrade (E.M. Professor Ruy Afrânio Peixoto). PROFESSORES: Adriana Barbosa de Souza Marinho, Bianca Corrêa Lessa Manoel, Marineide Silva de Campos, Marli Jane Araújo, Claudia Márcia Alves Corrêa, Luana de Abreu, Rosa Lúcia Pereira Virgílio Neves, Maria Luzia Marinho da Silva Delgado, Odirley da Silva Soares e Luana Teles.