TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

17 de nov. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


O cara!
O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), foi convidado para integrar a equipe de transição do futuro governo Lula. Ele fará parte do grupo que irá tratar de temas ligados à indústria e comércio. André, na sua gestão como presidente da Alerj, foi autor de muitas leis voltadas para esses setores, sobretudo visando amenizar e compensar os impactos gerados durante a pandemia. Indiscutivelmente, é um dos nomes do PT do Rio de Janeiro que terá acesso direto ao gabinete do futuro presidente.

Mala e cuia
Foi só Lula vencer a presidência, para que Lindbergh Farias (PT) começasse a operar com mais entusiasmo, e colocar em pauta seu plano de concorrer à Prefeitura de Nova Iguaçu em 2024. Mas como todo “gato escaldado tem medo de água fria”, recentemente o ex-prefeito iguaçuano procurou um agente imobiliário para alugar o mesmo imóvel que morou quando administrou a cidade. Quer mudar de mala e cuia para cá. A escolha do mesmo apartamento é justamente para dar o aspecto de que nunca esteve distante da cidade.

Mala e cuia II
O retorno de Lindbergh Farias não dará esse efeito de dizer que não arredou pé da cidade. O andarilho, para ser candidato a vereador na cidade do Rio de Janeiro, teve que manter domicílio eleitoral por lá. Mas não será fácil convencer os eleitores, afinal, Lindbergh foi eleito deputado federal agora em 2022, mas é vereador no Rio de Janeiro, onde teve que ter domicílio eleitoral por lá para ser candidato.

Agora é que são elas…
Sabe-se que alguns aliados do prefeito Rogerio Lisboa (PP) subiram no palanque de Michele Bolsonaro quando a moça esteve em Nova Iguaçu pedindo votos para o marido, fato que se deu no segundo turno. O próprio prefeito foi um desses políticos. Com o fortalecimento de André Ceciliano no futuro governo Lula, quem esteve ao lado dele para o Senado e com Andrezinho para deputado estadual, agora vai desfrutar do privilégio de ter o apoio retribuído. Esse nome é… Dudu Reina (PDT), presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu.

Para pensar…
Nos últimos anos, o PT de Nova Iguaçu, aos poucos, foi perdendo representatividade nas instituições políticas do município: Câmara e Prefeitura. Carlos Ferreira, o Ferreirinha, foi eleito para ser vice do primeiro mandato do prefeito Rogerio Lisboa e logo depois deixou o partido. Muitos outros se afastaram. No entanto, dois nomes sustentaram a bandeira vermelha e estão em alta na direção partidária. Trata-se da presidente Marli de Freitas e de Berriel, esse que chegou a ser candidato a deputado estadual pela legenda. Com a volta do protagonismo petista na política nacional, ambos passam a ser vistos como peças estratégicas para a legenda em Nova Iguaçu.