LITERATURA FANTÁSTICA VOLTA A SER DESTAQUE NA SALA FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

2 de nov. de 2022

LITERATURA FANTÁSTICA VOLTA A SER DESTAQUE NA SALA FENIG

"Tarde de Autógrafos" do livro “O Diário da Escrava Amada”, de Anelise Vaz


A professora Anelise Vaz autografa o livro “O Diário da Escrava Amada”, na Sala de Leitura Fenig, nesta sexta-feira (4), às 14h, no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu. A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).


“É uma sociedade no futuro do planeta Terra, onde há uma grande divisão de classes e histórico de guerras. Num contexto de escravidão, a jovem Kazuko, começa a escrever um diário contando sua vida. A inspiração veio de uma das minhas obras favoritas, que é Ai no Kusabi, que é um livro e tem o anime também”, disse Anelise sobre a trama do livro.


A autora destaca entre os autores favoritos Clarice Lispector, Sérgio Klein e contemporâneos como Thalita Rebouças e Luciane Rangel. Ela também é grande admiradora da obra das japonesas Naoko Takeuchi, Ryoko Okazaki e Rieko Yoshihara. Anelise destaca os livros “Poderosa”, “A Hora da Estrela”, “Pseudônimo Mr. Queen” e outras em mangás.

“Eu comecei a escrever com 11 anos de idade. Uma ideia que era bastante infantil. A coisa foi crescendo enquanto passava pela adolescência. Com 16 anos, eu decidi que queria mostrar meus livros ao mundo”, lembra Anelise.

“Ações como essa do 'Livros para Voar' mostram que existem escritores em lugares muito próximos. Eles estão em todo lugar. É ótima qualquer forma desses autores estarem em evidência”, destacou a escritora.

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura Fenig no TopShopping, Prefeitura de Nova Iguaçu, Hospital Geral de Nova Iguaçu (na Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (em Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, CEFET-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.