HÁ PRECISAMENTE MEIO SÉCULO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

11 de out. de 2022

HÁ PRECISAMENTE MEIO SÉCULO


A Educação no Brasil sempre viveu em estado de crise. As anomalias existentes sempre foram objeto de preocupações de setores responsáveis da vida nacional. Congressos, seminários e verdadeiros tratados têm sido escritos, buscando e oferecendo soluções que pelo menos atenuem o baixo índice pedagógico do ensino ministrado na Escola Brasileira. Uma Reforma do Ensino está sendo posta em prática com resultados modestos até a presente data. Alguns problemas, herança da irracionalidade que predominou no setor, tem atravancado essa tentativa de dotar o país de um ensino mais compatível com as necessidades da época.

******

Os desentendimentos conjugais, as dificuldades financeiras e a violência física como fator corretivo na educação são as principais causas de abandono de lar por menores em Nova Iguaçu, que está registrando mensalmente cerca de 50 casos de desaparecimento de crianças.

******

Ao entregar uma placa de prata ao Ministro Gama Filho, pela participação do coral da universidade que leva o seu nome nos festejos do Jubileu de Prata do Colégio Municipal Monteiro Lobato, o Prof. Joaquim de Freitas lembrou que as escolas são meios mais objetivos no processo de integração cultural – independentemente dos ensinamentos básicos –, porque o aluno encontra uma maneira de expandir sua arte e cultura num intercâmbio com outros estabelecimentos.

******

O prefeito Joaquim de Freitas inaugurou a iluminação a vapor de mercúrio das ruas Bernardino de Melo, Getúlio Vargas, Comendador Soares e Paraguaçu, situadas no centro de Nova Iguaçu, igual sistema luminário está sendo adotado nos bairros de Mesquita, Belford Roxo, Queimados, Austin, Japeri, Engenheiro Pedreira, Miguel Couto e Comendador Soares, prevendo-se até o final do ano a instalação de 1.200 luminárias, segundo nota distribuída pela Assessoria Municipal de Imprensa. (Perspectiva, Cosme Velho)

******

Finalmente, na próxima sexta-feira, dia 12, precisamente às 18h, o Bispo Diocesano D. Adriano Mandarino Hypolito, juntamente com o prefeito Joaquim de Freitas, estará inaugurando a IV Feira da Primavera, no local de costume, ou seja, na Av. Santos Dumont, em frente ao viaduto Padre João Musch. Dezenas de barracas de guloseimas, jogos, diversões e boate estarão funcionando de sexta-feira a domingo.

******

Enferma apenas há alguns dias, faleceu na Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, no dia 28 de setembro, a Sra. Francisca Moreira de Mello Torrentes (D. Chiquita), figura querida no seio da sociedade iguaçuana.

******

Os primórdios da lavoura e citricultura, na fase de organização e defesa de seus produtos neste Município, estão sendo recordados neste ano, que assinala o cinquentenário da Associação Rural, a casa que orienta e ampara o homem do campo.