ANTES DE VOTAR PRA PRESIDÊNCIA, RESPEITE-SE! - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

26 de out. de 2022

ANTES DE VOTAR PRA PRESIDÊNCIA, RESPEITE-SE!

*Thiago Rachid

Você já deve estar cansado de Lula e de Bolsonaro. Mas, antes 
de qualquer decisão, deve respeitar sua história 


Eu gostaria de pedir que você se lembrasse de alguns momentos de sua vida antes de votar para presidente no dia 30 de outubro.

Lembre-se das vezes que você acordou cedo, sonolento, ainda cansado, para um novo dia de estudos e de trabalho.

Lembre-se daqueles ônibus, trens ou metrôs lotados que você enfrentou.

Lembre-se do suor do seu rosto, do cansaço do seu corpo, dos sacrifícios, dores, desconfortos e desaforos que você suportou para buscar seus sonhos e objetivos.

Lembre-se da luta de seus pais, avós, bisavós, tataravós, muitos dos quais devem ter atravessado um oceano de incertezas para chegar ao Brasil como imigrantes ou escravizados.

Tanto sacrifício para alcançar objetivos de forma limpa, ordeira, honesta.

Quanto mérito há no esforço de brasileiras e brasileiros que só querem viver em uma sociedade justa e fraterna com o produto de seu trabalho? São esses brasileiros que merecem a glória, as honras e os benefícios do nosso país. São os valores dessa gente que devem ser reconhecidos e colocados no pódio das nossas grandezas como nação.

Agora me responda, como você pode premiar com a mais alta posição da sociedade brasileira, a Presidência da República, um indivíduo que é a encarnação do oposto da sua história?

Um sujeito que foi elevado à condição de chefe da nação por duas vezes e em troca abrigou em seu governo os mais notórios casos de corrupção em proporções nunca antes conhecidas em nossa história, me responda: ele pode receber a glória de ser eleito presidente dos brasileiros como prêmio pelos seus crimes?

Que honra você presta ao seu sacrifício, ao sacrifício de seus pais, avós e todos os que contribuíram para sua história, dando a uma pessoa que é o oposto dessa caminhada de luta e sacrifícios, a glória de presidir a República?

Você pode não gostar do Bolsonaro. Você pode odiar o Bolsonaro. Não importa. Você não pode é odiar a si mesmo. Daqui a 4 anos você estará livre do Bolsonaro se você não gosta dele. Mas a mancha de ter eleito um sujeito que foi preso por corrupção, você nunca apagará da sua história, da história da sua família e do nosso país.

Que dirão as futuras gerações desses brasileiros que poderão eleger um homem que acabou de sair da prisão após ser condenado por 3 instâncias da Justiça? Seremos lembrados como uma geração de trabalhadores ou de cúmplices de um ex-presidiário?

A glória do Lula é uma cusparada na sua cara, brasileiro. Se você apertar o 13, você vai estar cuspindo na sua cara, na cara de seus pais, de seus antepassados.

Permitindo a vitória de Lula, você estará dizendo a si mesmo que o seu sacrifício foi em vão. Você estará concordando que o correto é ser um vagabundo, já que a mais alta posição nacional estará sendo conferida a um sujeito como Lula pelas suas mãos, seja votando nele, seja se omitindo de votar.

Você tem a escolha de não levar essa cusparada na cara e evitar que cuspam nos seus antepassados. Basta não se omitir, nem votar em Lula. Repito: 4 anos de Bolsonaro, por mais que você o odeie, serão apenas 4 anos. Uma vitória de Lula é para a vida toda. E até para depois da vida, porque a história ninguém apaga.

*Thiago Rachid é advogado e empresário.