TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de set. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Candidatura ampla
O médico e empresário Dr. Henrique Paes (PSDB), candidato a deputado federal, tem demonstrado força política não só em território iguaçuano. Em cidades da Baixada e de outras regiões do Estado, inclusive a Região Serrana e a Região dos Lagos, o Dr. Henrique tem alianças que o representam fazendo o seu nome presente em grande parte dos municípios fluminenses. Apesar da experiência administrativa na área da saúde, ele concorre pela primeira vez a um cargo eletivo. No entanto, a sua experiência é conhecida por muitos políticos que acreditam que o Dr. Henrique Paes, se eleito, será um dos nomes mais atuantes do Congresso Nacional na representação do Rio de Janeiro.

Tem “Peixe na rede”


No próximo dia 15 (quinta-feira), o poeta iguaçuano Jorge Cardozo lançará o seu livro “Peixe na rede”, pela editora Patuá. O evento de será na “Casa com Música”, situada à Rua Joaquim Lima, nº 67, na Lapa, no Rio de Janeiro. Jorge explica: “A palavra peixe é recorrente na minha produção poética, com várias camadas de significado. Faço uso do termo como signo representativo do poema. Digo a ‘palavra peixe’, querendo dizer a palavra poética. Aquela que desliza sob as águas turbulentas da linguagem. Aquela que pode se situar no raso, no meio fundo ou nos abismos. Aquela que pode, eventualmente, ser fisgada pelo poeta”, explica Jorge.

Força política
André Ceciliano, que foi duas vezes prefeito de Paracambi e pela quarta vez é deputado estadual, exercendo desta vez a função de presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, mostrou a força política e o carisma que possui. Trouxe o ex-presidente Lula a Nova Iguaçu fazendo um dos atos políticos mais fortes na Baixada e um dos mais fortes no Estado. Candidato ao Senado Federal, além da experiência, Ceciliano provou que tem cacife para chegar lá e fazer a maior representação histórica da Baixada Fluminense na Casa da Experiência.

Memória
O presidente da Câmara, Dudu Reina (PDT), junto com o procurador do Poder Legislativo, o professor e advogado Dr. João Bosco, apostam em criar um grande arquivo com nomes que passaram pela Câmara de Vereadores e deixaram uma história de legado. Registrar ex-vereadores através de depoimentos em audiovisual é mais que uma forma de resgate, mas, sobretudo, de reconhecimento pelo que fizeram na cidade. E esse material é também uma forma de homenagear essas personalidades da memória legislativa.

Inoportuno
Os episódios envolvendo o Bicentenário da Independência na última quarta-feira, dia 7, marcado por discursos chulos do presidente Jair Bolsonaro, tirou o brilho de uma festa que poderia ser mais voltada para os festejos institucionais do que eleitorais. Para todo o sempre o que aconteceu no dia 7 de setembro de 2022, ficará na memória do povo. Fez campanha em momento inoportuno.