CENTRO DE SAÚDE VASCO BARCELLOS SE TORNA REFERÊNCIA NA BAIXADA FLUMINENSE PARA TESTAGEM DE CASOS SUSPEITOS DE MONKEYPOX - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de set. de 2022

CENTRO DE SAÚDE VASCO BARCELLOS SE TORNA REFERÊNCIA NA BAIXADA FLUMINENSE PARA TESTAGEM DE CASOS SUSPEITOS DE MONKEYPOX


O Centro de Saúde Vasco Barcellos se tornou referência na Baixada Fluminense para testagem de casos suspeitos de Monkeypox (varíola dos macacos). Em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, a Prefeitura de Nova Iguaçu abriu o polo de testagem na unidade. Ele vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h, e terá capacidade para fazer em média, 50 testes por semana. Nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade (UPAS), a testagem ocorre diariamente por 24h.

Nos primeiros dias de coleta, a procura ainda tem sido baixa. Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu realiza, diariamente, a desinfecção da unidade para evitar o contágio do vírus.

Após fazer o teste no Vasco Barcellos, o paciente vai para casa para aguardar o resultado, que será comunicado por uma equipe da Saúde.


“Vivenciamos uma pandemia da Covid-19, mas a vacina veio para salvar vidas. Agora estamos atentos a este novo vírus. A testagem é fundamental para não deixarmos a varíola dos macacos se espalhar, pois evitar a sua disseminação é muito importante. Quem tiver os sintomas deve procurar o Vasco Barcellos e realizar o teste”, diz o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa.

Devem procurar as unidades de saúde de Nova Iguaçu, pessoas com sintomas de febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A varíola dos macacos é transmitida quando alguém tem contato próximo com lesões de pele, secreções respiratórias ou objetos usados por uma pessoa que está infectada. O Centro de Saúde Vasco Barcellos fica na Rua Coronel Bernardino de Melo, 1.895, Centro.