TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

16 de ago. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Minha opinião
Todos os brasileiros civilizados estão em vigília cívica pela garantia intransigente do regime eleitoral e do modelo político vigente. Ataques às urnas são manobras daqueles que não gostam de se submeter às regras civilizatórias de convivência ou, ainda, necessitam de líderes lunáticos para terem uma sensação de falso amparo e abrigo e repulsa a pluralidade democrática. Por essa razão, muitos se calam ou, na surdina, colaboram para que a falta de estabilidade democrática ganhe terreno no Brasil. O país vive, hoje, tempos tristes em que por falta de capacidade de conseguir vencer e derrubar no voto os adversários, parece ser mais sedutor querer derrubar as instituições e às garantias democráticas.

Que se dane o usuário
É vergonhoso como a cidade não possui abrigos de ônibus. Em dias de chuva, às pessoas são obrigadas a ficarem expostas por falta de investimentos em pontos de ônibus com proteção. Na extensão da Via Light, por exemplo, os passageiros sofrem. A Prefeitura deveria olhar e tentar dar a essas pessoas mais dignidade para embarcar nos ônibus e até mesmo fazer parcerias com às empresas para tentar amenizar esse problema.

Só em eleições municipais?
Por muitos anos os partidos de esquerda ocupavam o Calçadão de Nova Iguaçu, ou então a Praça Rui Barbosa para fincarem os pés e demarcarem espaço, transformando os dois locais palcos dos seus manifestos. Mas desde que Bolsonaro foi eleito, parece que a ocupação tem sido esporádica. Só para lembrar: Na eleição de 2018 o espaço ficou parecendo um comitê do Bolsonaro.

Turismo eleitoral
No próximo dia 16, começa oficialmente a campanha eleitoral. Em Nova Iguaçu, o surgimento de candidatos vindos de fora deverá ser intensificado. Muitos aparecem aqui para pedirem votos e são turistas eleitorais. Não sou contra que os candidatos percorram as cidades para pedir votos, é óbvio. Mas quando chega essa época, a sensação que tenho é que estamos vivendo um processo onde colonos só aparecem para tomarem posse do “ouro”.

Entrevista


Essa semana o médico e empresário Dr. Henrique Paes (PSDB) falou da sua pré-candidatura ao programa “Estúdio B”. Na ocasião, fez um alerta sobre a importância de mais unidades hospitalares na Baixada. Dr. Henrique também abordou temas como educação e inclusão, tanto social quanto de PPDs.