SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE ENVIA OFÍCIO AOS MUNICÍPIOS ORIENTANDO APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE DE REFORÇO PARA PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de jul. de 2022

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE ENVIA OFÍCIO AOS MUNICÍPIOS ORIENTANDO APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE DE REFORÇO PARA PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS

Imunização deve ocorrer com intervalo mínimo de 4 meses após o primeiro reforço


A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SUBVAPS), encaminhou, nesta quinta-feira (28), aos 92 municípios do estado ofício recomendando a aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais. A imunização deve ocorrer com intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço, conforme recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo ser utilizadas as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, conforme disponibilidade do imunizante.

A medida visa ampliar a cobertura vacinal da população do estado, tendo em vista a disponibilidade de doses para a vacinação de adultos e baixa procura pelos grupos até então liberados para receber a imunização. A SUBVAPS orienta que os municípios organizem a logística da vacinação em seus territórios a fim de evitar perdas de vacinas, principalmente nos casos de apresentação de frascos multidoses. É recomendado ainda a centralização do atendimento ao usuário, preferencialmente com agendamento por telefone ou outro meio digital, além da divulgação prévia de datas, horários e locais de atendimento à população.

Até a última quarta-feira (27) mais de 44 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 já foram distribuídas aos 92 municípios do estado e 37.463.900 milhões foram registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) como aplicadas. Desse total de aplicadas 14.362.607 foram de primeiras doses, 12.913.630 de segunda dose, 7.298.025 da primeira dose de reforço e 2.153.259 da segunda dose de reforço. Também foram aplicadas 399.531 doses únicas da vacina Janssen.