PASSEIO CICLÍSTICO E SHOWS SÃO DESTAQUES DO ÚLTIMO DIA DE FESTA DO AIPIM - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

12 de jul. de 2022

PASSEIO CICLÍSTICO E SHOWS SÃO DESTAQUES DO ÚLTIMO DIA DE FESTA DO AIPIM


Comidas tradicionais, boa música e um passeio ciclístico marcaram o último dia da 13ª Festa do Aipim, neste domingo (10). A festa, realizada na Praça de Tinguá desde a última sexta-feira (8), que reuniu produtores rurais, artesãos e cozinheiros da região, recebeu um público de cerca de 30 mil pessoas.

Na manhã deste domingo, mais de 500 ciclistas, inclusive o prefeito Rogerio Lisboa, concentraram-se na Praça de Vila de Cava e pedalaram cerca de 15 quilômetros até Tinguá, passando por diversos pontos históricos da cidade, como a Estrada do Comércio.


“Foi um dia especial, pois juntamos um passeio ciclístico com a Festa do Aipim em Tinguá. Como esse evento é um sucesso, vamos realizá-lo no ano que vem. Trouxemos artistas locais e, o mais legal, com as pessoas conhecendo a região. Aqui temos uma comida maravilhosa feita com nosso aipim”, garantiu o prefeito, que após o passeio percorreu as tendas de comidas típicas e artesanato da Feira. “Tinguá é patrimônio do Estado do Rio”.

Além de confirmar a realização da Festa do Aipim em 2023, a Prefeitura de Nova Iguaçu vai promover, em setembro, em Jaceruba, a Festa da Banana, nos mesmos moldes da festa deste fim de semana.


Acompanhada do marido e do pai, Talita Galdinho Soares da Silva Oliveira, de 34 anos, pedalou de Cabuçu até Tinguá para aproveitar o passeio ciclístico e a festa. Com tatuagens de bicicleta nas pernas, a manicure disse que a região é um importante ponto turístico da Baixada.

“Todo mundo tem que vir aqui, pois tem esporte, cultura e natureza. Com a Festa do Aipim, ganhamos também muita música. O difícil é resistir ao famoso bolinho de aipim da região. Vou ter que pedalar um pouco mais para queimar o que comi aqui”, afirmou Talita.


Quem passou pelo local ainda desfrutou do som do pianista Robson Valentim, seguido da banda Léo Aguiar, que se apresentaram no início da tarde. Em seguida, quem comandou a festa foi o DJ Cezar Renato, que esquentou o clima para a apresentação da quadrilha junina Pafincada, de Miguel Couto. O responsável por encerrar mais uma edição da Festa do Aipim foi Daniel Guerra, que levou ao palco o melhor do forró com a banda Pimenta do Reino.

Mas a festa também agitou quem participou dos dois primeiros dias de evento. Na sexta-feira (8), a festa teve as atrações de Didi Campello e Rose Melo. Em seguida foi a vez do som da banda Leila Dinah. Por último, a apresentação ficou por conta do DJ Diego Biom.


Já no sábado, os shows foram da dupla Ricardo e Manoel, banda Rabicho Só, banda SDM – Sonho de Moleque e Marcelo Andrade, com Henry DJ comandando a festa nos intervalos musicais. Também houve a entrega do resultado do concurso gastronômico de Tinguá e a premiação do concurso Rainha da Festa do Aipim.