TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de jun. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Quem dera
Não sou contra a realização da Festa de Santo Antônio (padroeiro da cidade), mas os números de internações nos casos de Covid-19 voltou a crescer. Quem dera que, entre barracas e cocadas, tivéssemos também a banquinha dos testes rápidos. Seria o sucesso da festa.

E o Calçadão, hein!?
Por muito se ouviu falar no Calçadão dos Arcos, se referindo ao que se colocaria no Calçadão de Nova Iguaçu uma nova estrutura que desse a ele uma “repaginada” na sua aparência. Mas que nada. O centro de Nova Iguaçu está o reflexo do que está o Calçadão: muito feio no centro e mais feio no entorno.

A largada
Em 16 de agosto é o início oficial das campanhas eleitorais. Mas a pré-campanha já vem dando uma demonstração que a disputada dos votos para deputado federal em Nova Iguaçu ficará mais acirrada que para os futuros candidatos a deputado estadual. A campanha para federal terá muita emoção em 2022.

Dedo na ferida


O médico Dr. Henrique Paes (PSDB), em conversa com essa coluna, disse que uma das questões que vai defender, caso seja eleito, é o sistema de marcação de consultas e a realização de exames. Ele insiste que essas duas questões seja mais descentralizado nos municípios. Muitos pacientes sequer têm recursos para peregrinarem em busca de exames que, em certas ocasiões, são feitos distantes de suas casas. E até mesmo, por isso, o tempo em que fez o exame, a volta para pegar o resultado e o tempo que leva para o especialista é grande. Em tese, é aproximar a complexidade do atendimento do SUS ao paciente, evitando que a pessoa que se encontra com a saúde fragilizada, não tenha que percorrer longos caminhos para ser atendida.

Com o tempo
O Centro de Memória da Câmara de Nova Iguaçu, assim que estiver operante e pronto para receber o público, vai poder tocar no combate de um ponto chave que é muito visto: a banalização do papel do vereador. Se buscar na memória da Câmara os grandes feitos por vereadores que passaram pela Casa, isso poderá melhorar muito a imagem do Legislativo municipal nas eleições de 2024.

De olho
Geralmente entre os meses de julho a setembro acontecem queimadas na Serra de Madureira. Vamos ficar de olho, pois esse período que antecede à eleição presidencial, o tema sobre queimadas estará na pauta de debates. Justamente entre julho e setembro.