SESC RJ LEVA EXAMES DE MAMOGRAFIA E PAPANICOLAU GRATUITOS PARA NILÓPOLIS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de jun. de 2022

SESC RJ LEVA EXAMES DE MAMOGRAFIA E PAPANICOLAU GRATUITOS PARA NILÓPOLIS

Atendimentos são realizados na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, 
estacionada no Parque Municipal de Eventos. Para marcar os exames, 
pacientes devem ter encaminhamento da rede municipal de saúde


NILÓPOLIS/RJ
- A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), chegou a Nilópolis, na Baixada Fluminense. Os atendimentos à população iniciaram na última sexta-feira (24/6), e seguem por 60 dias no Parque Municipal de Eventos (Rua Carmela Dutra, s/nº).

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 10mx3m dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do Papanicolau. Os exames são indicados para mulheres nas faixas etárias de 50 a 69 anos (mamografia) e de 25 e 64 anos (Papanicolau), mas também são oferecidos a pacientes de outras idades, desde que tenham a requisição médica obtida nas unidades municipais de saúde. De posse do pedido de exame, as mulheres devem comparecer ao local para agendar o dia e o horário.


Após a realização do exame de mamografia, as imagens de Raio-X são remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, faz o laudo e o encaminha à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, realiza a devolutiva aos pacientes.

O Sesc RJ estima fazer cerca de 1.200 exames no período. Em paralelo, serão realizadas ações de educação em saúde, que devem alcançar cerca de 2 mil pessoas. A iniciativa conta com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Nilópolis (Sincovanil) e da Prefeitura Municipal.

RESULTADOS EM ATÉ 30 DIAS

A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 30 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença. Confira abaixo os horários de atendimentos.

SERVIÇO

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher – Nilópolis/RJ. Parque Municipal de Eventos (Rua Carmela Dutra, s/nº). Exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau). Agendamento: No local (para realizar o agendamento, a paciente deve portar uma requisição de exame oriundo do serviço de saúde municipal). Atendimentos: Até 24 de agosto. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h (exceto feriados).