TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de mar. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Haja luz!


O vereador e presidente da Câmara, Dudu Reina (PDT), é autor, junto com o vereador Cláudio Haja Luz, do projeto que dispõe sobre o uso de aproveitamento de energia solar nas escolas municipais. O objetivo é, claro, que o município pague menos com a utilização da energia elétrica e aproveite o uso da energia solar. Uma iniciativa que poderia ser aplicada não só nas escolas, mas em outros imóveis da administração municipal.

Ano importante


O ano de 2022 é um ano marcado por datas significativas e, entre elas, a que coloca a cidade de Nova Iguaçu no cenário importante das comemorações que deveriam acontecer este ano. A Estrada Real do Comércio teve o seu trajeto pronto em 1822. Ela foi a principal via de escoamento da Baixada Fluminense e contribuiu muito para o crescimento da região, fazendo surgir a Vila Nossa Senhora da Piedade do Iguaçu.

Entidades caladas
Quando falo que as entidades representativas do comércio estão bem aquém da altura e da grandeza de Nova Iguaçu, não falo em vão. Os 200 anos da Estrada Real do Comércio deveriam ser celebrados o ano todo pela importância que esses dois séculos possuem, simbolicamente, para o comércio local. Mas aqui o grande feito dessas entidades são as Cantatas de Natal. Não investem em Cultura.

Tomará que lembre
Mario Lopes, que é uma espécie de secretário ao ocupar o cargo de Assessor Especial de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Nova Iguaçu, deveria estar se movimentando para fazer deste ano um grande festejo para engrandecer o comércio. Poderia, inclusive, se associar ao secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, além da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, Miguel Ribeiro, e juntos fazerem um calendário de celebrações.

Aliás…
Seria importante a Câmara Municipal de Nova Iguaçu promover uma audiência pública ou até mesmo alguma atividade que aborde sobre os 200 anos da Estrada Real do Comércio. Com certeza o presidente Dudu Reina está pensando em algo nesse sentido.

Trânsito caótico
O trânsito em Nova Iguaçu está caótico. A Rua Otávio Tarquínio, todas as tardes, cria retenções e não se vê um agente de trânsito nas imediações para ordenar o trânsito. Acredito que se um agente ficasse por ali amenizaria o problema.