DIA INTERNACIONAL DA MULHER - DUDU REINA: "NOSSA LUTA TEM QUE SER PARA GARANTIR MAIS MULHERES NO LEGISLATIVO DE NOVA IGUAÇU” - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de mar. de 2022

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - DUDU REINA: "NOSSA LUTA TEM QUE SER PARA GARANTIR MAIS MULHERES NO LEGISLATIVO DE NOVA IGUAÇU”


A maioria dos discursos dos vereadores da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, durante a sessão plenária de hoje (terça-feira, 8), homenageou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. Mais do que dar os parabéns pela data, foi destacada a importância da participação feminina na construção de uma sociedade mais democrática e igualitária. “Até hoje, nossa Câmara só contou com a participação de 12 vereadoras, desde a primeira, Carmelita Brasil, que também foi a primeira a se eleger vereadora em todo o Estado do Rio de Janeiro, em 1947. Precisamos mudar este quadro e aumentar a representatividade das mulheres”, afirmou o presidente da CMNI, Dudu Reina.


A professora Maria Glória Pellicer Granado, falecida na semana passada, aos 81 anos, foi lembrada por sua história no magistério de Nova Iguaçu. Um minuto de silêncio foi respeitado em sua memória, a pedido do presidente Dudu. Os vereadores Claudio Haja Luz, Vaguinho Neguinho, Maninho de Cabuçu e Felipinho Ravis, durante o tempo destinado ao Tema Livre, falaram sobre assuntos relacionados às obras de infraestrutura e transporte público. Aniversariantes de março, os vereadores Dr. Marcio Guerreiro e Carlinhos BNH foram presenteados com o famoso ‘Parabéns pra você’.


A Moção de Congratulações e Aplausos, nº 16/2022, de autoria de Dudu Reina, dedicada a todas as mulheres iguaçuanas, foi aprovada em Discussão Única, assim como o Decreto Legislativo nº 11/2022, do vereador Dr. Marcio Guerreiro, que concedeu Título de Cidadania Iguaçuana ao dr. Eduardo Luiz Gomes, juiz titular de paz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

EM 1ª DISCUSSÃO, FORAM APROVADOS OS SEGUINTES PROJETOS

*Criação do Programa de Prevenção e Tratamento da Endometriose, através das Clínicas da Família, sendo o mês de março marcado por ações que tratem sobre a doença. (Projeto 210/2021, de autoria do vereador Felipinho Ravis); e

*Aproveitamento da energia solar e instalação de painéis fotovoltaicos (dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica) nas escolas municipais de Nova Iguaçu. (Autores: vereadores Claudio Haja Luz e Dudu Reina – projeto nº 138/2021).


Cátia Cilene, coordenadora do Centro de Cidadania LGBTIA+, e Natália Stoco, diretora do Grupo ELLOS, entidades que lutam pelos direitos e inclusão de pessoas de diversas orientações sexuais, receberem das mãos do presidente Dudu Reina a publicação do Diário Oficial com a criação da Comissão, na CMNI, para assuntos relacionados ao tema. “Acredito que é mais um passo que estamos dando para garantir igualdade de tratamento para todos”, disse Dudu.