ESPAÇO CULTURAL SYLVIO MONTEIRO RECEBE OS LAUREADOS DO PRÊMIO "DESTAQUE IGUAÇUANO" - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de jan. de 2022

ESPAÇO CULTURAL SYLVIO MONTEIRO RECEBE OS LAUREADOS DO PRÊMIO "DESTAQUE IGUAÇUANO"


Uma noite muito especial na última quinta-feira (27), para exaltar pessoas e ações que fazem a diferença em Nova Iguaçu. Vinte e três vencedores da votação popular online receberam troféus e diplomas do prêmio “Destaque Iguaçuano”. Nesta primeira edição 2021, 51 ações se inscreveram em diversas categorias e quase 4 mil pessoas participaram da votação.

O evento, realizado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, no centro de Nova Iguaçu, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e da Secretaria Municipal de Cultura, o público celebrou o pertencimento, a estima e ações que fortalecem o município. O presidente da Fenig, Miguel Ribeiro, exaltou os participantes juntamente com o presidente da Câmara da Municipal, Dudu Reina; o secretário de Cultura, Marcus Monteiro; o procurador-geral da Câmara, João Bosco; o assessor especial de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mário Lopes; e o subsecretário de Cultura, Rogério Costa.


A cerimônia contou com uma apresentação musical de Daniel Guerra, numa performance intimista das músicas de artistas nordestinos. Um momento de emoção foi quando cantou o sucesso “Carcará”, de João do Vale (1934-1996). Grande compositor do Maranhão, João do Vale, morou em Nova Iguaçu, no bairro Rosa dos Ventos.

“Uma cidade como a nossa, que já enfrenta tantos desníveis sociais, é muito difícil falar de cultura e envolver as pessoas com a cultura. Através desse prêmio, exaltamos ações culturais, empreendedoras educacionais e sociais que fazem a diferença, e envolvemos toda a população com essas iniciativas fundamentais”, afirmou Miguel Ribeiro.


O prêmio “Destaque Iguaçuano” tem como objetivo valorizar e estimular pessoas físicas, entidades públicas e privadas, coletivos informais e movimentos nas áreas de cultura, empreendedorismo, educação e social com atuação ou domicílio na cidade. O foco é descentralizar políticas públicas e fortalecer a diversidade territorial dos vários campos de atuação dos talentos iguaçuanos.

OS PREMIADOS DA NOITE FORAM

Categoria “Falando com o mundo” – “Estação Perfume: O coletivo elabora e promove ações de intervenção no contexto acadêmico”. O nome se refere ao apelido de “Cidade Perfume” por conta dos laranjais.

Categoria “Redes e parcerias” – “Loly: Movimento Atitudes Bem Me Quero: Movimento feminino que ressalta a importância da autoestima da mulher; e “Rede Baixada Literária: Rede que atua na democratização do acesso ao livro como um direito humano de Nova Iguaçu”.

Categoria “Empreendedor” – “Somos as X: Grupo que troca experiências para ajudar microempresárias a consolidarem seus negócios”; “Dri dos Santinhos: Artesã que une sustentabilidade e arte sacra”; e “Ane Alves: Artista visual e criadora do ‘Mãos que criam ateliê’, que reúne reciclagem e arte por meio de pintura em garrafas”.

Categoria “Cultura” – “Trupe Palhaços Sem Porteira: Realiza palhaçaria em eventos culturais e hospitais pediátricos do município”; “Professora Shayna: Atuante no bairro da Posse que utiliza a cultura da capoeira e danças folclóricas para que jovens e adultos reflitam sobre a história e desenvolvam a criatividade psicomotora”; e “Allofs Daniel: Realiza o projeto ‘Memórias da Baixada Fluminense: Vida e trabalho e desenvolvimento humano em testemunhos de anciãos’”.

Categoria “Educação” – “Eliscritora: Professora e escritora dedicada ao livro infantil”; “Wagner Azevedo Pereira: Professor, dicionarista, pesquisador e organizador de nove dicionários, além de contos e poemas publicados no Brasil e no exterior”; e “Eduardo Madeiro: Formado em moda, artes visuais e história ele tem como objeto de pesquisa a cultura popular da Baixada Fluminense e faz parte do Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades”.

Categoria “Apresentações Artísticas” – “Escola Popular de Artes: Projeto de extensão da UFRRJ que tem como finalidade desenvolver atividades visuais, dança, música e demais atividades artísticas”; “Sarau Prata, Prosa e Poesia: Promove evento mensal em praça pública levando música e poesia, elevando o trabalho autoral dos artistas da cidade, além de atuar de forma itinerante em escolas, praças e teatros”; e “Cultura Junina do Rio de Janeiro: O projeto resgata a memória dos festejos e das quadrilhas juninas em atividade”.

Categoria “Responsabilidade Social” – “Projeto Criança Feliz: desenvolve brincadeiras e doações de brinquedos às crianças”; “Turminha do Som: Centro de terapias e artes integradas que estimula habilidades através da música”; e “Regiane da Silva: Contadora de histórias e fundadora da biblioteca “Cantinho da Imaginação”.

Categoria “Laranja da Terra” – “Sil: Poeta, animadora cultural e programadora visual, integrante do movimento poético da Baixada Fluminense como ‘Encontros com a Poesia’ e o fanzine ‘Desmaio Públiko’”; “Moduan Matus: Poeta, escritor, historiador e pesquisador da Baixada Fluminense, atuante nos principais movimentos culturais da região com 26 livros publicados”; “Cely Ramalho: Atriz, diretora, escritora, figurinista e cenógrafa com grande atuação no município”; e “Cláudia Maria: Jornalista e atuante na pesquisa e realizadora da exposição ‘Carmelita Brasil’”. Categoria “Veículos de Comunicação” – “Almeida dos Santos: Jornalista, atuou na pesquisa e realizou a exposição ‘Carmelita Brasil – A primeira vereadora de Nova Iguaçu’”.

Categoria “Veículos de Comunicação” – “Almeida dos Santos: Jornalista, atuou na pesquisa e realizou a exposição ‘Carmelita Brasil – A primeira vereadora de Nova Iguaçu’”.